Logo O POVO+
Iniciativa privada vai administrar Mercado dos Peixes por 20 anos
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Iniciativa privada vai administrar Mercado dos Peixes por 20 anos

Mesmo com a concessão, está garantida a permanência dos permissionários no local. A expectativa é que a licitação visando à concessão do equipamento seja lançada ainda neste mês
Tipo Notícia
Em operação desde a década de 1960, o Mercado Pescador Oscar Verçosa é um importante ponto turístico da Capital, tendo sido revitalizado e reinaugurado em 2016 (Foto: TATIANA FORTES)
Foto: TATIANA FORTES Em operação desde a década de 1960, o Mercado Pescador Oscar Verçosa é um importante ponto turístico da Capital, tendo sido revitalizado e reinaugurado em 2016

Localizado na avenida Beira Mar, em Fortaleza, o Mercado dos Peixes será concedido à iniciativa privada por 20 anos. O prazo, que ainda não havia sido definido, foi determinado pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) e será contado a partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora do processo licitatório. Mesmo com a concessão, está garantida a permanência dos permissionários no local. A expectativa é que a licitação visando à parceria público-privada (PPP) seja lançada ainda neste mês.

A lei que trata do tema foi sancionada no último dia 29 de novembro pelo prefeito, autor do projeto. A Câmara Municipal aprovou a norma no início do mesmo mês. Em operação desde a década de 1960, o Mercado Pescador Oscar Verçosa, além de ser opção gastronômica e de lazer para o fortalezense, também é um importante ponto turístico da Capital, tendo sido revitalizado e reinaugurado em 2016. O equipamento ocupa área de aproximadamente 2 mil metros quadrados. 

O que pode ser incluído no projeto

Poderão ser incluídos na concessão, total ou parcialmente, os seguintes serviços: administração gerencial do mercado, incluindo zeladoria e vigilância, e a manutenção de instalações físicas como banheiros, corredores e estacionamento; administração e a exploração econômica dos quiosques; administração e a exploração econômica das áreas de estacionamento de veículos, bem como da estrutura física dos espaços adjacentes ao equipamento; e realização de obras de reforma, melhoria e ampliação da estrutura. 

Espigões

Além do Mercado dos Peixes, o prefeito Roberto Cláudio também sancionou, no dia 29 de novembro, a lei que autoriza a concessão dos espigões da rua João Cordeiro e das avenida Rui Barbosa e Desembargador Moreira, na Beira Mar. Os equipamentos serão destinados à implantação de empreendimentos de lazer e entretenimento, com a respectiva manutenção e exploração econômica. O prazo também é de 20 anos.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, o objetivo da concessão dos espigões é promover o desenvolvimento sustentável da atividade econômica; fomentar o turismo; gerar novas oportunidades de emprego; potencializar a ocupação dos espaços públicos; e alavancar o processo de requalificação da orla. 

| LEIA TAMBÉM | Câmara Municipal aprova concessão de espigões em Fortaleza

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?