Logo O POVO+
Golpe do falso advogado: não caia nessa
Foto de Saulo Bezerra
clique para exibir bio do colunista

Advogado, pós-graduado em Direito Processual Civil e em Direito Imobiliário, professor de Pós-Graduação, síndico, membro de comissões da OAB/CE, fundador do escritório Castelo Branco Bezerra de Menezes Advocacia

Golpe do falso advogado: não caia nessa

Se você possui alguma causa na justiça e entrarem em contato com você através do WhatsApp pedindo dinheiro, por meio de um número desconhecido, desconfie
Imagem ilustrativa de apoio (Foto: Pexels/KATRIN BOLOVTSOVA)
Foto: Pexels/KATRIN BOLOVTSOVA Imagem ilustrativa de apoio

De uns meses para cá, tem crescido absurdamente o chamado “golpe do falso advogado”. Podemos descrevê-lo como a tentativa de recebimento de dinheiro pelos golpistas que entram em contato com clientes de um determinado advogado(a) ou escritório jurídico, afirmando a ele(a) que sua ação judicial obteve êxito e que vai lhe pagar a quantia recebida.

Até aí, tudo bem, porém, o amadorismo destes golpistas começa quando acabam pedido ao cliente que pague uma quantia para ele, referente a honorários e outras questões. É importante registrar que escritório nenhum pede o pagamento de eventuais honorários desta forma.

Ademais, tem golpista que ainda pede número de cartão de crédito, com todos os seus dados, como data de vencimento e número de segurança. Isso não é postura de profissionais de Direito (quer dizer, de nem todos...).

Outro fato que é bastante incomum, é que os golpistas ainda se utilizam de outro número de telefone, que não é do advogado/escritório, e com uma linguagem totalmente diferente da já utilizada pelas partes.

Geralmente os números de contatos com os clientes são sempre os mesmos, e quando há troca, essa mudança é informada (ou é para se) a eles. Assim, desconfie de quem entra em contato com você dizendo que é seu advogado(a) através de um número desconhecido.

E como os golpistas conseguem entrar em contato com o cliente? Simples, basta um advogado associado a eles entrar nos sistemas judiciais, onde tramitam os processos eletrônicos, e fazer uma busca processual pelo número da OAB de certo advogado e ver quais as ações ele possui.

Entram no processo, baixam a petição inicial e os dados do cliente. Em posse desses dados, não é difícil, também através da internet (onde hoje se consegue tudo), achar os números celulares dos autores da demanda.

Assim, os adicionam no WhatsApp e dão a “boa notícia” que sua ação judicial foi deferida e o dinheiro está pronto para ser transferido, porém com um “simbólico” pagamento a ser realizado antes. E por incrível que parece, muita gente ainda cai neste tipo de golpe.

Portanto, se você possui alguma causa na justiça e entrarem em contato com você através do WhatsApp pedindo dinheiro, por meio de um número desconhecido, desconfie. Ligue para o seu advogado(a) ou para o escritório e confirme estas informações. Provavelmente será um golpe.

Ah, mande os prints da conversa para o seu real advogado(a), pois ele(a) tem como denunciar na OAB e investigar e prender os bandidos, como já se teve êxito em alguns casos. Fique de olho!

Foto do Saulo Bezerra

Os principais debates sobre o direito imobiliário e o direito do consumidor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?