Logo O POVO+
O futebol como plataforma política
Foto de Sérgio Falcão
clique para exibir bio do colunista

Historiador, pesquisador, escritor, editor do O POVO.Doc e ex-editor de Opinião do O POVO

O futebol como plataforma política

Futebol e política entraram em campo na Copa de 1970. O governo militar usou politicamente a vitória da seleção brasileira no México
Tipo Análise
Capa do jornal O POVO com a vitória da seleção brasileira em 1970 (Foto: OPOVO.Doc)
Foto: OPOVO.Doc Capa do jornal O POVO com a vitória da seleção brasileira em 1970

Há uma máxima popular no Brasil que coloca futebol, política e religião como assuntos que não devem ser discutidos porque são impossíveis de haver consenso. Tais temas despertam paixões, e como toda paixão o emocional sobrepõe o racional, infelizmente. Definitivamente, devemos repensar nossos conceitos e respeitos em favor do diálogo. 

Historicamente, a política e parte dos seus atores procuram se aproximar e buscar alianças com o futebol, considerado “paixão nacional” mobiliza a atenção de todas as classes sociais sendo o trampolim de carreiras e visibilidade por ser um esporte de multidões e, consequentemente, paixões. Vamos aqui destacar da História o acontecimento-simbólico do envolvimento da política com o futebol: a Copa do Mundo de 1970.

 

A melhor seleção brasileira de todas

João Saldanha, técnico da seleção brasileira em 1970, demitido por discordar no então presidente militar Garrastazu Médici
João Saldanha, técnico da seleção brasileira em 1970, demitido por discordar no então presidente militar Garrastazu Médici
Bicampeão mundial de futebol nas Copas de 1958 e 1962, o Brasil naufragou em 1966 na Inglaterra e a seleção vinha sofrendo duras críticas pela torcida e imprensa para o ciclo seguinte. Para as eliminatórias da Copa do Mundo de 1970 foi convidado no começo de 1969 para técnico da seleção brasileira João Saldanha (1917-1990), além de jornalista e escritor tinha no currículo ser treinador e campeão pelo Botafogo/RJ.

 “As feras do Saldanha” como ficaram conhecidos os selecionados tinha como base os jogadores do Santos/SP, Botafogo/RJ e Cruzeiro/MG, completando o time com a mescla de outros excepcionais jogadores. Além da classificação para a Copa do México, o time encantou os amantes do bom futebol e vislumbrava-se a conquista do título mundial no ano seguinte.

 Saldanha, também conhecido como “João sem-medo”, era militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). De 1964 a 1985 o Brasil viveu sob uma ditadura militar e tudo relacionado a comunismo ou posições democráticas era perseguido pelos militares no poder. Com a classificação ao mundial assegurada, movimentos da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que tinha proximidade com o governo militar, culminaram com a demissão de João Saldanha da seleção 78 dias antes da estreia no mundial.

Dentre as alegações da demissão noticiou-se que João Saldanha não possuía conhecimentos para conduzir os treinos, era contestado por parte da equipe técnica, treinadores e imprensa, também alegaram que por ser jornalista privilegiava com informações às empresas que havia trabalhado. Mas, o que ficou na História como o motivo real da sua dispensa foi a discordância com o então presidente da República Emílio Garrastazu Médici.

 Médici era apaixonado por futebol, fazia lobby que o atacante Dario, conhecido como Dadá Maravilha, deveria fazer parte da seleção, com personalidade, via imprensa, Saldanha responde ao presidente: “Nem eu escalo ministério e nem o presidente escala time". Duas semanas depois seria demitido.

Mário Zagallo assumiu a seleção, mantendo a essência do time de João Saldanha e acrescentando entre os convocados da Copa Dadá Maravilha, obviamente.

A participação brasileira na Copa, repleta de militares na delegação, e sua extraordinária conquista no México foi fartamente usada pelo governo militar como plataforma política no País. O ufanismo estimulado pelo sucesso no futebol foi uma estratégia de transferir a paixão do brasileiro para um governo imposto, ilegítimo e o mais repressivo dentre os governos militares.

Foto do Sérgio Falcão

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?