Logo O POVO+
Torcida tricolor vive a alegria de um jogo histórico
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

Torcida tricolor vive a alegria de um jogo histórico

Torcida tricolor pode aproveitar a promoção até o dia 30 de abril  (Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)
Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO Torcida tricolor pode aproveitar a promoção até o dia 30 de abril

Cruzo pelas ruas, bares e restaurantes de Fortaleza com torcedores tricolores que me perguntam pelo jogo de logo mais. Respondo que é uma honra jogar na capital mundial do futebol. Sim! É verdade, caro leitor! Buenos Aires é a capital mundial do futebol.

São trinta e seis estádios com capacidade mínima de dez mil espectadores espalhados pela capital e região metropolitana: o maior é o do River Plate, com capacidade para sessenta e um mil espectadores. Esse do Independente cabem cinquenta mil.

A parada é difícil. Pressentindo as dificuldades, Rogério Ceni já botou a boca no trombone, chamando a atenção para o árbitro da partida, dizendo que não dá sorte com o colombiano. A tendência da arbitragem, à favor do time da casa, é um lugar comum no futebol.

Embora seja um grande clube, o Independente não vive um bom momento. Ocupa o décimo quarto lugar num campeonato com vinte e quatro equipes, mas cresce de produção nessas competições. Já ganhou duas Libertadores da América e sete sul-americanas.

Devido ao momento do time, pode ser que sua torcida não compareça em massa, por outro lado é um bom instante para uma recuperação e, como Avellaneda vive e respira futebol vinte e quatro horas por dia - o Racing também é de lá, - pode ser que os "rojos" lotem o estádio.

Perguntas pairam no ar. Como os jogadores do Fortaleza vão reagir a todas essas pressões? Como suportar os quinze minutos iniciais? É uma incógnita! A preocupação tem sua razão de ser, até porque será o primeiro jogo internacional oficial do Fortaleza Esporte Clube e de muitos jogadores.

É uma sinuca de bico que o técnico tem que procurar sair. Marcação alta? Na intermediária? Sufoco a saída de bola? Espera-se que sua experiência em competições desse tipo lhe oriente quais manobras ofensivas e defensivas deverão ser utilizada em momentos da partida.

Não tenho bola de cristal que permite prever o futuro e nem arrisco placar de partida. Sei que os tricolores escrevem uma das mais belas páginas de sua história e não chegaram à capital mundial do futebol por um acaso. Como diz o poeta: quando penso no futuro não esqueço o meu passado.

Listen to "#88 - O grande desafio do Fortaleza na Sul-Americana" on Spreaker.

Listen to "#05 - Conheça o momento do Independiente, adversário do Fortaleza na estreia da Copa Sul-Americana" on Spreaker.

 

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?