Logo O POVO+
No aconchego da festa de São José
Foto de Tânia Alves
clique para exibir bio do colunista

Tânia Alves é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Começou no O PCeará e Política. Foi ombudsman do ornal por três mandatos (2015, 2016 e 2017). Atualmente, é coordenadora de Jornalismo..

No aconchego da festa de São José

Tipo Crônica
Reriutaba teve a maior chuva do Ceará nas últimas 24 horas. Veja previsão do tempo para o Ceará (Foto: Oceli Lopes/Especial para O POVO)
Foto: Oceli Lopes/Especial para O POVO Reriutaba teve a maior chuva do Ceará nas últimas 24 horas. Veja previsão do tempo para o Ceará


Da cidade de onde eu vim, tem um distrito que celebra São José como padroeiro. A localidade, que é bem pequena, se modifica por esses dias de novenário. Amanaiara ganha vida à noite, com a igreja iluminada, a pracinha cheia de gente, visitantes do município e de fora vêm animar a fé. São dez dias de festa, organizada pela própria comunidade, com missas no patamar da igreja, rifas, listas e leilões. Atrai os vendedores de longe com alimentos, bugigangas e parque de diversão, para a felicidade da criançada, logo após as novenas.
Os dias de celebração coincidem com o período especial para os cearenses, o pico do inverno. Março, isso a ciência já constata, é o melhor mês de chuva da quadra. O dia do santo cai dia 19. Em tempos de inverno bom, neste período os rios já estão correndo, os campos verdinhos e o milho, se foi plantado em janeiro, já está pendoando. E até mesmo o tempo já adquiriu um frescor que deixa o cearense sonhando com o balançar de uma rede.

Leia também o editorial: São José e as chuvas

Leia sobre a relação do cearense com as chuvas: "Antecipação do céu": as origens da relação afetiva dos cearenses com a chuva


Na véspera desses dias, a espera na pequena comunidade fica por conta dos filhos que estão distante e voltam para casa para a festa do padroeiro. Visitar pais, tios e avós e aproveitar para relembrar as boas lembranças da infância. Vêm de longe ou mesmo de perto para ficar junto aos seus nesse período de animação. É revigoramento para a alma. Muitos chegam juntos em ônibus alugados na Capital. São recepcionados na entrada com fogos e motoromaria de boas vindas. A caravana é abençoada pelo padre e até o prefeito aparece para receber os conterrâneos.


Esse aconchego, esse congraçamento, essa recepção dos devotos de São José, este ano ficou no vazio. Com o distanciamento rígido por conta do coronavírus, as celebrações de forma presencial estão proibidas como deve ser. Não haverá a tradicional procissão, mas sobra fé em São José. O santo ainda alimenta e traz esperança de chuva. E nada melhor do que a água caindo para deixar os cearenses felizes.

Foto do Tânia Alves

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?