Logo O POVO+
Flores de setembro
Foto de Tânia Alves
clique para exibir bio do colunista

Tânia Alves é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Começou no O PCeará e Política. Foi ombudsman do ornal por três mandatos (2015, 2016 e 2017). Atualmente, é coordenadora de Jornalismo..

Flores de setembro

Setembro traz a primavera e as flores que enfeitam as avenidas de Fortaleza. Em meio ao trânsito, elas surgem simples e cheias de formosura. Vira um alento para quem presta atenção
Ipês da avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Ipês da avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza.

Sempre quando entra setembro, fico com o olhar mais atento para as ruas ou estradas por onde ando. Nesta época do ano, as árvores se apresentam mais floridas por causa da primavera, que, mesmo no Sertão, teima em dizer que chegou.
Não era algo que eu fazia na infância, pois lá a nossa “primavera” chegava com as chuvas. As babugens voltavam a florescer e o campo ficava cheio de flores que eu nem sei o nome, mas sempre apareciam em forma de trepadeiras nas cercas ou em ramagens se estendendo pelo chão.
Passei a ficar mais atenta à beleza que vem das ruas, quando alguém lembrou que elas poderiam ser tema de matéria. E foram. A partir dali, olhar quando elas enfeitam os canteiros e muros das casas, passou a ser uma rotina na pressa da cidade grande.
É interessante que um amigo ou outro de olhar mais atento enxerga aquela encanto e sai a dizer que é tempo de prestar mais atenção nas árvores floridas. Entendo este gesto como gentileza e cuidado, especialmente nestes tempos de sofrimento. Olhar as flores pode trazer minutos de alegria e leveza.
A sensação é boa, por exemplo, quando os ipês florescem na Engenheiro Santana Júnior, próximo ao viaduto da avenida Antônio Sales. Ali, colada àquela armação de concreto, feita para aumentar o fluxo dos carros, as flores sempre renascem deixando a paisagem menos árida. Dá até para registrar nas fotografias.


A avenida Domingos Olímpio também é outro ponto de Fortaleza que nos dá de presente o amarelo das flores nesta época do ano. Em meio ao trânsito caótico, elas surgem simples e cheias de formosura. O ciclo dura muito pouco, como por dizer o quanto a natureza é preciosa. Por isso, se as árvores estão floridas, abra o coração e preste atenção nesta dádiva da terra.

Foto do Tânia Alves

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?