
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Após três anos de edições remotas, a Universidade Federal do Ceará (UFC) retomará em 2023 as atividades presenciais do Encontros Universitários, evento de vivência acadêmica e divulgação da pesquisa científica realizada na instituição. Ao todo, serão três dias de atividades, entre 8 e 10 de novembro, na maioria dos Campi da UFC em Fortaleza e no Interior. O grande "retorno" terá presenças de peso, com direito a evento de encerramento aberto ao público na Concha Acústica da reitoria. Na ocasião, participarão de um debate aberto o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida, a secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira, e o ativista social Preto Zezé, conselheiro da Central Única das Favelas (Cufa). O bate-papo ocorre em 10 de novembro, às 18h, e será comandado pelo reitor Custódio Almeida.
Edição deste ano traz o tema "Incluir para educar, educar para incluir" e tem o objetivo de difundir a cultura do acolhimento e valorizar a diversidade na UFC. Programação no site www.encontrosuniversitarios.ufc.br.
Após meses de polêmicas e brigas na Justiça, o prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena (PSB), enfim pediu licença de 120 dias da função. Ele é acusado de "sumiço" pela oposição. Vice Dilmara Amaral (PDT) assume.
Em Tianguá, situação semelhante ocorre com o Luiz Menezes (PSD). Na última quinta-feira, vereadores do município aceitaram denúncia que pode afastar o prefeito, que também é acusado de "sumir" da gestão.
Outro que deve seguir fora da gestão é Carlomano Marques (MDB), em Pacatuba. Desta vez, no entanto, não por "sumiço", mas por decisão da Justiça. MP pediu prorrogação do afastamento do prefeito, alvo de operação em abril.
Importante a aprovação, realizada na manhã de ontem pela Assembleia, de projeto das indenizações para famílias e vítimas da Chacina do Curió. Desta vez, votação "relâmpago" na Casa parece plenamente justificável.
Coletivo Mães do Curió celebrou a aprovação "histórica" da matéria, mas destacou outras demandas das famílias das vítimas no caso. Entre outros pontos, pedem desculpa formal e ações de redução da letalidade policial no Ceará.
Líder do blocão de Elmano na Assembleia, De Assis Diniz (PT) propôs ontem um título honorário de cidadão cearense para o ministro Alexandre de Moraes, do STF (foto). Caso seja aprovada, homenagem deve trazer ministro para evento em Fortaleza.
Prefeitura de Fortaleza lançou novo edital para o Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas da Capital. Valor global estimado em R$ 42,8 milhões, voltados para implantação, operação e manutenção do sistema.
Certame vem em ótima hora, diga-se de passagem. Nos últimos anos, tem sido visível a queda na qualidade do Bicicletar, com muitas reclamações de usuários frequentes. Certame ocorre no dia 30 deste mês, às 9h.
Horizontais_
A Federação dos Transportes (Fetrans) aceita até 20 de outubro inscrições para a 21ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar. /// Ação premia projetos engajados na redução da emissão de gases poluentes. /// Empresas do setor de transportes no Ceará, Piauí e Maranhão, podem se inscrever no site da Federação (fetrans.org.br)
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.