Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Presente na reunião da Executiva Nacional do PDT da sexta-feira passada, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi quem "puxou o coro" pelo processo de intervenção que afastou o próprio irmão, o senador Cid Gomes (PDT), do comando do partido no Ceará. A informação consta na ata da reunião pedetista, publicada na manhã de ontem na página oficial do PDT Nacional. Na transcrição da reunião, Ciro é o primeiro presente a sugerir a intervenção no diretório do Ceará, citando a medida como "a única forma de conciliação" no caso. Formalizada pela Nacional, a proposta acabou sendo aprovada com 38 votos favoráveis, um contrário (do próprio Cid) e a abstenção do vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa. Aprovada pela Executiva, a intervenção aguarda agora apenas a votação final de um relatório do Conselho de Ética do partido.
Ata também dá mais detalhes da fala de Ciro na reunião, com o ex-ministro afirmando que as estruturas político partidárias do partido no Ceará estariam sendo "corroídas por um aparelhamento governamental do Estado".
Na fala, sobrou até para a economia do Ceará, com Ciro criticando um "forte processo de desindustrialização", descreve a ata. Segundo a ata, fala acabou provocando forte discussão, em debate que durou quase quatro horas.
Vale lembrar que grupo de Cid Gomes e aliados no PDT do Ceará não reconhece a legitimidade da decisão do PDT Nacional pela intervenção e mantém uma nova reunião do diretório pedetista para a próxima quinta-feira, 9.
Agora é lei: restaurantes e bares do Ceará precisarão disponibilizar para clientes pelo menos um exemplar de cardápio físico. Projeto de lei foi sancionado pelo governador Elmano e foi publicado no Diário Oficial.
A obrigação pode ser evitada se o restaurante disponibilizar ao cliente um aparelho eletrônico para acesso ao cardápio virtual. Quem não cumprir medida está sujeito desde a multa à interdição total ou parcial do estabelecimento.
Proposta de Guilherme Landim (PDT) acabou sendo das mais "concorridas" entre cearenses, com vários deputados pedindo co-autoria da matéria: Larissa Gaspar (PT), Queiroz Filho (PDT) e Romeu Aldigueri (PDT).
O governador Elmano de Freitas (PT) sancionou projeto de lei que concede título honorário de cidadão cearense ao ministro Luís Roberto Barroso (foto), do STF. Recentemente, ministro Flávio Dino (Justiça) também foi agraciado com a homenagem
Câmara Municipal de Fortaleza realiza hoje sessão extraordinária para votar projeto do prefeito José Sarto estabelecendo um passe livre para estudantes de Fortaleza que forem fazer a prova do Enem neste domingo, 5.
A gratuidade será concedida entre 8h e 20h dos dois domingos de prova, 5 e 12. Poderão usar do benefício todos os estudantes que possuem a carteira estudantil. O limite é de duas passagens por estudante.
Começa na próxima segunda-feira, 6, na Alece, a sexta edição da Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, conhecida como Semana Cada Vida Importa. O evento ocorre em Fortaleza e no Interior, com o objetivo de destacar a alta taxa de mortalidade entre jovens e adolescentes no estado do Ceará.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.