Logo O POVO+
Petistas dão como certa a filiação de Júlio Brizzi ao partido
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Petistas dão como certa a filiação de Júlio Brizzi ao partido

Faltam poucos detalhes para a oficialização; o parlamentar prega cautela
Vereador Julio Brizzi (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Vereador Julio Brizzi

A filiação de Júlio Brizzi (PDT) ao Partido dos Trabalhadores (PT) é dada como certa dentro da legenda. A coluna apurou que poucos detalhes estão sendo resolvidos para que o anúncio oficial seja feito.

O nome do vereador foi aprovado pela Executiva municipal do PT na reunião da última quarta-feira, 6. Com a iminente chegada de Brizzi, o PT passará a ter três vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Juntando-se a Dr. Vicente e Professora Adriana Almeida.

O parlamentar ainda prega cautela em relação à oficialização, não pretende atropelar processos antes da filiação ser efetivada.

Brizzi, que é militante histórico do PDT, é um dos dissidentes do partido na CMFor, somando-se à vereadora Enfermeira Ana Paula, que deve migrar para o PSB. Até 5 de abril, está aberta a janela partidária, que permite a vereadores trocarem de partido sem risco de perderem o mandato. Quase metade da Câmara de Fortaleza deverá mudar de legenda.

O rompimento entre o vereador e o prefeito Sarto se consumou em 2022, com a votação do projeto que instituiu a “taxa do lixo” em Fortaleza. Líder do PDT na época, Júlio fez duras críticas ao projeto.

No início de fevereiro o vereador já havia sinalizado que se manteria em legendas de esquerda, citando o próprio PT, o PSB e o PCdoB.

Com a concretização da filiação, o quadro petista ganha um importante reforço em sua chapa de vereadores para a eleição de 2024. Júlio Brizzi foi o terceiro parlamentar mais votado no último pleito, com 16.424 votos.

Correção: diferentemente do informado inicialmente, Brizzi era líder do PD e não do governo. Brizzi salientou ainda à coluna que nunca teve cargos na gestão Sarto.

Por Yuri Gomes, especial para O POVO

Foto do Vertical

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?