Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
.
Posse de Evandro Leitão (PT) a partir de 1º de janeiro terá reflexos também na configuração do poder no Ceará. Entre diversos pontos no "sobe e desce" do poder local, um dos destaques será o PSD, aliado importante do PT na eleição e que deve ser uma das siglas mais contempladas na gestão.
Até agora, o prefeito já anunciou pelo menos dois secretários do partido, incluindo os vereadores Apollo Vicz (Proteção Animal) e Eudes Bringel (Chefia de Gabinete). Há também expectativa de que a vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar (PSD), assuma uma das pastas na gestão.
Com isso, o PSD já atingiria protagonismo inédito em composições recentes da Prefeitura. Tudo articulado de perto pelo ex-deputado Domingos Filho (PSD), líder maior da sigla no Ceará.
Além do protagonismo destacado na máquina, o PSD terá também espaços relevantes no Legislativo, com o vereador Bruno Mesquita (PSD) indicado para a liderança do governo na Câmara Municipal.
Maior em Fortaleza até que o PSB de Cid Gomes, o PSD é entrada recente na base do petismo do Ceará. Até agosto do ano passado, o partido integrava o governo de José Sarto (PDT), com dois secretários.
A participação do partido na gestão pedetista, no entanto, era alvo de questionamentos por filiados e pelo próprio Domingos Filho, que chegou a classificar as pastas ocupadas pelo PSD como "periféricas".
Médicos integrantes do Coletivo Rebento realizaram ontem uma ação social de entrega de cestas básicas e outros alimentos para 60 famílias da comunidade João Paulo II, no Jangurussu. Ceia garantida.
Equipe de transição do prefeito eleito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), tem feito críticas com relação a obras em andamento da gestão Vitor Valim (PSB). Pelo menos três pontes em construção são questionadas.
Naumi destaca o não pagamento de empresas que tocam obras de pontes nas comunidades Picuí, São Miguel e Cristalinas. Proximidade do período das chuvas amplia preocupação com não andamento das obras.
O governador Elmano de Freitas (PT) irá anunciar nos próximos dias uma série de mudanças no secretariado da gestão. A "minirreforma" deve atingir diversas áreas da gestão, mas não irá incluir o atual secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes (foto).
Quem confirma a permanência de Gomes é o atual chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, que destaca bons resultados da gestão na atual Secretaria da Fazenda e bom desempenho das contas públicas do Estado.
A continuidade de Fabrízio na Fazenda chegou a ser questionada à coluna por políticos e técnicos da área econômica. Mudanças, no entanto, deverão ficar restritas a outras pastas ligadas ao setor.
Tem crescido entre vereadores de Fortaleza desconfiança sobre cumprimento da promessa do prefeito eleito Evandro Leitão pela extinção da Taxa do Lixo. /// Promessa do petista, pela extinção logo como primeira ação do governo, é questionada diante da situação das contas da máquina municipal, nada boas.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.