
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
.
Cumprindo promessa registrada na coluna de ontem, o presidente da Câmara Municipal, Léo Couto (PSB), anunciou ontem integrantes do Conselho de Ética do Legislativo para a nova legislatura da Casa. Ao todo, compõem o grupo Professor Enilson (Cidadania), Luciano Girão (PDT), Julierme Sena (PL), Carla Ibiapina (DC), Erich Douglas (PSD), Ana Aracapé (Avante) e René Pessoa (União), este último substituindo o vereador licenciado Márcio Martins (União).
Em conversa com a coluna, integrantes do grupo afirmam que o colegiado deve se reunir na próxima terça-feira, 18, para definir quem ficará na presidência do órgão. Último grupo a ter composição fechada, o Conselho de Ética é responsável por julgar processos por quebra de decoro contra vereadores.
Entre ações que serão julgadas pelo grupo, estão duas representações que pedem a cassação do vereador Inspetor Alberto (PL), uma delas com relação ao episódio de maus tratos contra um porco registrado na eleição passada.
A representação, no entanto, ainda deve demorar a ser analisada. Com a definição da presidência do Conselho de Ética, o grupo ainda deverá convocar sessão de instalação, para só depois disso definir relator para o caso.
Distante das redes desde o término do mandato, o ex-prefeito José Sarto (PDT) "ressurgiu" ontem com carta publicada em seus perfis oficiais. No texto, se defende de acusações de Evandro Leitão (PT) do processo de transição.
"O MPCE arquivou o processo que acompanhava a transição na Prefeitura de Fortaleza. Ou seja, não havia nada a se investigar, como foi insinuado pela atual gestão", disse. Volta ocorreu no dia do aniversário do ex-prefeito.
Cláudio Pinho (PDT) foi escolhido ontem como líder da bancada do PDT na Alece. Ele comandará bloco "pós-racha" de cinco deputados que continuaram na sigla após migração em massa de deputados ligados a Cid Gomes ao PSB.
O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) entrou ontem com projeto criando "zonas de livre estacionamento" no entorno de templos religiosos do município. Regulação desses espaços é embate antigo entre Executivo e Legislativo.
Evandro Leitão (PT) revogou decreto de José Sarto (PDT) que dificultava o afastamento de servidores públicos eleitos para mandatos na diretoria de entidades sindicais. A revogação era uma das reivindicações de categorias na campanha salarial 2025.
No novo decreto, Evandro justifica a decisão pela "necessidade de promover a adequação normativa e a revogação de atos administrativos que tenham cumprido sua finalidade, tornando-se incompatíveis com o interesse público".
Segundo dirigentes sindicais, decreto de Sarto criava uma série de exigências adicionais para a concessão do afastamento, o que acabava, na prática, dificultando o processo de concessão das licenças para os dirigentes sindicais.
A Unimed Fortaleza foi reconhecida pela Unimed Brasil com o selo prata ESG Unimed 2024, que destaca as cooperativas que adotam as melhores práticas ambientais e de governança no País. Na Capital, se destacaram ações de gestão eficiente de recursos naturais e de reciclagem, entre outros.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.