
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
O deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) deve apresentar na Câmara Federal o projeto de lei para equiparar crimes cometidos por organizações criminosas aos crimes de terrorismo. O texto será apresentado na próxima semana na câmara baixa e deve incluir crimes contra infraestruturas críticas – redes de energia, aeroportos, hospitais, entre outros.
A medida foi tomada pelo deputado cearense após os diversos ataques a empresas de serviço de internet na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo Danilo, a ação criminosa organizada já possui influência em diversas regiões geográficas e poder sobre o voto dos moradores.
Em minuta disponibilizada ao Poder360, os crimes serão caracterizados como terrorismo caso forem por executados por “razões políticas ou para impor domínio ou controle de área territorial”.
O deputado estadual havia se reunido com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, no dia 3 de março para tratativas de segurança pública no Ceará. O encontro ocorreu no palácio do planalto e tinha por objetivo conseguir apoio do ministro contra as ações de facções criminosas no Estado.
“Ele (Lewandowski) tá acompanhando muito de perto e, inclusive, colocou que existe a preocupação do governo com a relação entre as facções criminosas de forma nacional”, destacou à coluna do jornalista João Paulo Biage.
por Camila Maia - Especial para O POVO
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.