Logo O POVO+
PL de deputado cearense equipara crime organizado ao terrorismo
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

PL de deputado cearense equipara crime organizado ao terrorismo

O projeto de lei do deputado federal Danilo Forte (União-CE) quer ampliar a definição de crimes de terrorismo para combater crime organizado
 Deputado federal Danilo Forte, do União Brasil (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Deputado federal Danilo Forte, do União Brasil

O deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) deve apresentar na Câmara Federal o projeto de lei para equiparar crimes cometidos por organizações criminosas aos crimes de terrorismo. O texto será apresentado na próxima semana na câmara baixa e deve incluir crimes contra infraestruturas críticas – redes de energia, aeroportos, hospitais, entre outros.

A medida foi tomada pelo deputado cearense após os diversos ataques a empresas de serviço de internet na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo Danilo, a ação criminosa organizada já possui influência em diversas regiões geográficas e poder sobre o voto dos moradores.

Em minuta disponibilizada ao Poder360, os crimes serão caracterizados como terrorismo caso forem por executados por “razões políticas ou para impor domínio ou controle de área territorial”.

O deputado estadual havia se reunido com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, no dia 3 de março para tratativas de segurança pública no Ceará. O encontro ocorreu no palácio do planalto e tinha por objetivo conseguir apoio do ministro contra as ações de facções criminosas no Estado.

“Ele (Lewandowski) tá acompanhando muito de perto e, inclusive, colocou que existe a preocupação do governo com a relação entre as facções criminosas de forma nacional”, destacou à coluna do jornalista João Paulo Biage.

por Camila Maia - Especial para O POVO

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?