Logo O POVO+
Falta vacina contra sarampo nos postos; poder público não reconhece
CIDADES

Falta vacina contra sarampo nos postos; poder público não reconhece

Em algumas unidades de saúde, a imunização está sendo feita com agendamento para aproveitar todas as doses do lote
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A criançada tem que se vacinar (Foto: Fco Fontenele)
Foto: Fco Fontenele A criançada tem que se vacinar

Postos de saúde em Fortaleza estão sem estoque da vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Em algumas unidades, o atendimento só acontece com agendamento, reunindo grupo de 10 crianças. Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza(SMS), no entanto, não reconhecem desabastecimento.

Cinco casos de sarampo já foram confirmados em território cearense; sendo 3 na Capital. Até o último dia 25, eram 4.507 casos da doença no Brasil em 19 estados.

Localizado no bairro Rodolfo Teófilo, o posto de saúde Santa Liduína está há duas semanas sem a vacina. De acordo com um dos funcionários do local, a procura é grande. Na unidade Abel Pinto, no Demócrito Rocha; na Humberto Bezerra, no Antônio Bezerra, e na César Cals de Oliveira Filho, no bairro Pici, a situação se repete.

O atendimento no posto de saúde Irmã Hercília Aragão é agendado. A imunização ocorre quando um grupo de dez crianças, de 6 a 15 meses, é fechado. "Quando a gente abre o frasco, se não tiver o número de crianças, corre o risco de desperdiçar", relata um colaborador do local. Após a diluição, a vacina precisa ser utilizada no máximo em 4 horas. Depois deste prazo, o conteúdo precisa ser descartado.

No bairro Bonsucesso, a unidade básica Mariusa Silva de Souza recebeu os lotes contados. As vacinas foram entregues com beneficiários descritos.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em nota, afirma que há estoque suficiente para vacinação de rotina e para a chamada dose zero. Segundo o órgão municipal, uma busca ativa é feita junto ao prontuário de faltosos. O trabalho é reforçado pelos agentes comunitários de saúde nos territórios.

A SMS destaca ainda que "tem trabalhado com o quantitativo de doses repassadas ao município pela Secretaria de Saúde do Estado".

Em nota, o Ministério da Saúde afirma ter enviado mais de 415 mil doses da vacina tríplice viral ao Ceará neste ano. Somente em setembro, segundo o MS, foram distribuídas mais de 155 mil doses. A pasta informa ter adquirido 114% a mais do número unidades da vacina tríplice viral, para 2019 e 2020 em relação a 2018, passando de 30,6 milhões, ano passado, para 60,2 milhões e 65,4 milhões.

"Para isso, a pasta comprou 47,4 milhões de doses da vacina. Representando a maior distribuição de tríplice viral feita pelo Brasil nos últimos dez anos. A medida visa garantir a vacinação de 39 milhões de brasileiros, 20% da população, na faixa etária de 1 a 49 anos, suscetíveis à doença porque não tomaram a vacina ou o quantitativo de doses necessárias", diz.

Também em nota, a Secretaria de Saúde do Ceará diz que o governo federal enviou ao Estado quantitativo de doses de vacina tríplice viral para atender 100% das crianças com faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, grupo prioritário para o Ministério. Tendo a Sesa repassado aos municípios o material.

Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Sayonara Cidade pontua que os municípios do interior cearense estão abastecidos da vacina.

Distribuição

De 60,2 milhões de doses previstas, o Ministério da Saúde já distribuiu 25,5 milhões aos estados; as outras 35 milhões serão entregues até dezembro

Sarampo no Ceará

De acordo com a Sesa, cinco casos já foram confirmados no Ceará. Três em Fortaleza; um em Jaguaribe e outro em Sobral. 36 pacientes encontram-se em investigação

SERVIÇO

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

1ª ETAPA

Quando: de 7 a 25 de outubro

Público alvo: crianças de seis meses a menores de 5 anos

Dia de mobilização nacional: 19 de outubro

2ª ETAPA

Quando: de 18 a 30 de novembro

Público alvo: população de 20 a 29 anos

Dia de mobilização nacional: 30 de novembro.

 

O que você achou desse conteúdo?