Logo O POVO+
Banhistas ignoram alerta sobre risco de óleo na Praia do Futuro
CIDADES

Banhistas ignoram alerta sobre risco de óleo na Praia do Futuro

Um mês após surgimento de manchas nas praias do Nordeste, presidente Bolsonaro determina investigação sobre o desastre ambiental e quer resposta em 48 horas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FLOCOS DE ÓLEO foram identificados durante a coleta de amostras da água do mar, que são analisadas, semanalmente, pela Semace (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima FLOCOS DE ÓLEO foram identificados durante a coleta de amostras da água do mar, que são analisadas, semanalmente, pela Semace

Sob um Sol com temperatura de 32ºC, banhistas lotaram a Praia do Futuro nesse domingo, 6, em Fortaleza, mesmo após alerta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) sobre a qualidade da água imprópria no local. A Praia do Futuro é um dos 128 pontos do litoral nordestino contaminados por óleo de origem ainda desconhecida.

Os registros de manchas de óleo no mar e na areia tiveram início em 2 de setembro, em Pernambuco. Relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis atualizado na última sexta-feira, 4, aponta que 61 municípios, distribuídos nos nove estados do Nordeste, já foram afetados.

Clique na imagem para abrir a galeria

O microempresário Jorge Canalito, 50, aproveitou o sol e o mar na manhã de ontem. Ele diz que não lembrou do alerta da Semace, antes de decidir ir à praia. De toda forma, procurou manchas de óleo pela faixa de areia e não encontrou. Assim como ele, muitos, de faixa etária variada, aproveitavam com pouca preocupação o Atlântico.

O vendedor ambulante Fausto Augusto, 45, percorre algumas vezes ao dia o trajeto de 4 quilômetros da Praia do Futuro. Ele observou um fluxo de clientes menor em relação aos outros domingos. O ambulante acredita que a situação da praia já se normalizou e e diz que a presença de petróleo cru já não é mais como antes.

Ademir Nunes, 45, que trabalha com segurança privada em uma barraca, também acha que o pior já passou. Para ele, o material já desapareceu. Seja por causa da limpeza feita há uma semana por órgãos públicos ou por ter se misturado à areia do local. "Eu já vi água viva, peixe morto. Não estava entendendo. Primeiro apareceram os bichos, depois o óleo", comenta.

A expectativa de organizações não governamentais, como o Instituto Verdeluz e Aquasis, é que, até o fim desta semana, a origem e as circunstâncias do derramamento do material tóxico sejam esclarecidos. A Petrobras descartou ser de suas operações. Um rastreamento do carbono das amostras está sendo feito para identificar a origem do composto.

Segundo o professor Flávio Lima, coordenador-geral do Projeto Cetáceos da Costa Branca, que atua no monitoramento de praias, resgate, reabilitação e soltura de animais marinhos, a contaminação no Rio Grande do Norte estabilizou. Ele afirma que não surgiram novas manchas de óleo recentemente.

"A nossa preocupação é com os efeitos secundários no que diz respeito a contaminação das áreas de alimentação das tartarugas, peixes-bois, golfinhos e aves marinhas", diz. Quanto aos humanos, ele destaca que a contaminação pode ser pequena e imperceptível, mas situações mais graves podem ocorrer. Por isso, a dica do especialista é atentar para as condições da areia e da água do mar.

ENCALHE DE ANIMAL MARINHO

O QUE FAZER

1. Informe via telefone o máximo de informações possíveis sobre o animal (espécie, vivo ou morto, local do encalhe, fotos e vídeos via WhatsApp).

2. Não entre em contato direto com o óleo. É alto o risco de contaminação. Nem tente limpar o animal com sabão ou qualquer produto corrosivo.

3. Não devolva o animal para água. Ele precisa de cuidado veterinário especializado. Retornando ao mar, ele irá encalhar em outro local.

4.Isole a área onde o animal se encontra. Mantenha os curiosos afastados, crianças e animais domésticos. Caso ele esteja vivo, evite barulho excessivo ou ações que estressantes.

4.Proteja o animal do sol.

PRA ONDE LIGAR

Aquasis -CE :

(85) 3113 2137

(85) 9 98000109

Instituo Verdeluz

(85) 9 8665 8930

Comissão Ilha Ativa - CE

(86) 994071824

(86) 981342001

Corpo de Bombeiros: 193

Batalhão de Policiamento Ambiental: 3101 3545

Semace: 0800 275 2233

O que você achou desse conteúdo?