Logo O POVO+
Sesa realiza avaliações periódicas de equipes médicas e hospitais
CIDADES

Sesa realiza avaliações periódicas de equipes médicas e hospitais

Primeiros resultados serão divulgados em fevereiro. Processo, inédito no Brasil, deve ser contínuo em unidades públicas e particulares
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
DR. CABETO: Registro Eletrônico Único de Saúde  (Foto: Tatiana Fortes 18/7/2019)
Foto: Tatiana Fortes 18/7/2019 DR. CABETO: Registro Eletrônico Único de Saúde

Um estudo inédito no País deve qualificar e classificar o perfil de atendimento de todas as unidades hospitalares do Estado. De acordo com o titular da Secretaria da Saúde do Ceará, o médico cardiologista Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, na última sexta, 3, foi enviado para a Assembleia Legislativa do Ceará um projeto de lei para tratar da implantação da Agência de Regulação da Qualidade de Saúde. A autarquia deve abranger todas as unidades hospitalares e ambulatoriais do Estado, sejam públicas ou privadas e deve realizar avaliações periódicas em vários setores das redes.

Cada unidade de saúde deve passar por avaliação quanto a taxa de ocupação, tempo de permanência, mortalidade, tipo de doença e perfil dos hospitais. Além disso, outros requisitos também farão parte do mapeamento, como catalogar os indicadores financeiros e de avaliação da comunidade assistida. A população também deve participar da consulta, por meio de um sistema mobile que será criado, o OuviSUS. "Isso vai nos dar uma ideia de como estão as performances de todas as unidades. E vamos criar um ranking de performance entre as unidades, de tempo de atendimento e de resolutividade das questões", explica o secretário.

A ideia, segundo Dr. Cabeto, é que todas as unidades sejam classificadas por perfis de atendimento. A população vai ter acesso ao ranking e à carteira de serviços de cada centro de saúde, tendo acesso ao perfil de competência. Assim, segundo o secretário, deve ser evitado que unidades como o Instituto José Frota (IJF), por exemplo, sejam buscadas por pacientes fora do perfil de atendimento, para casos mais simples. "É um processo que acaba se refletindo na educação global das pessoas. É preciso usar critérios para a ocupação", define.

A questão do acesso é, segundo Dr. Cabeto, fundamental para o bom uso das unidades. Será universalizado, em março, o Registro Eletrônico Único de Saúde, em toda a rede do Estado. A promessa é que qualquer profissional da saúde, em território cearense, tenha acesso ao prontuário dos pacientes. Isso deve evitar, por exemplo, a duplicação de exames. Será realizado, ainda, a marcação de exames online. Tudo isso será possível, de acordo com o secretário, justamente com a catalogação de todos serviços disponíveis na Rede. "Com o número de horas disponíveis, vamos duplicar o atendimento. A marcação dos exames, em casos de emergência, deve acontecer em 30 minutos e, em casos eletivos, em até 48 horas", garante.

Será implantado, também em março, o laudo à distância para a área de radiologia. "A Sesa já tem hoje um sistema gestão, o IntegraSUS. No site, já temos indicadores dos municípios por arboviroses, por exemplo, os custos médios de cada unidade", conta. A ideia, segundo o titular da Sesa, é fazer com que essa transparência chegue à população. Os profissionais de saúde - médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros - também devem ser avaliados. A ideia é que essa transparência possa ajudar o profissional na qualidade dos serviços prestados.

"Hoje, já temos catalogados o tempo de permanência, a mortalidade, a taxa de uso da sala de cirurgia", aponta. A avaliação é contínua e não tem prazo para terminar. O trabalho ocorre em conjunto com a Escola de Saúde Pública do Ceará.

 

O que você achou desse conteúdo?