Logo O POVO+
O POVO Quer Saber: Especialistas divergem sobre retorno das aulas presenciais em 2020
CIDADES

O POVO Quer Saber: Especialistas divergem sobre retorno das aulas presenciais em 2020

Participantes do programa que acontece esta semana na rádio O POVO CBN criticam ausência do MEC no enfrentamento da crise
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O POVO Quer Saber ocorre até esta sexta-feira, 31, para discutir pandemia em diferentes aspectos, a economia dos pequenos negócios e as novas prioridades na pauta das Eleições 2020.  (Foto: Reprodução /Facebook OPOVO CBN))
Foto: Reprodução /Facebook OPOVO CBN) O POVO Quer Saber ocorre até esta sexta-feira, 31, para discutir pandemia em diferentes aspectos, a economia dos pequenos negócios e as novas prioridades na pauta das Eleições 2020.

Convidados a participar do terceiro episódio da edição 2020 do O POVO Quer Saber, especialistas divergem sobre as condições do retorno às aulas presenciais nas redes pública e privada ainda este ano. A questão foi lançada por um internauta à rádio O POVO CBN durante conversa que ocorreu no final da manhã desta quarta-feira, 29, com o tema "Os desafios da educação básica durante e pós-pandemia". 

Confira programação completa

Robério Ferreira da Silva, diretor da Escola Sesi Senai Parangaba, afirma que as famílias ainda estão divididas e a pressão para voltar está mais entre os que estão nos anos finais, principalmente entre aqueles que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

LEIA MAIS | "Educação deve ser pensada em longo prazo e para isso é preciso ter garantia da verba"

"Pensando como escola, a gente vislumbra a possibilidade de retornar. As dificuldades estão postas. Eu acredito que se todos os cuidados forem tomados e a retomada for por etapas e com número reduzido de alunos, a gente vai controlar o contágio", considera o pedagogo.

Opinião oposta tem Heulália Charalo Rafante, diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para a professora, não há condições e recursos para garantir a segurança sanitária de todos neste momento. Não sendo possível o retorno ainda em 2020. Ela se diz temerosa e vê a autorização das classes presenciais como uma atitude irresponsável.

"O que a gente tem que pensar é que não é só o ambiente da escola. Tem o transporte escolar. Tem toda a comunidade que compõe a escola, desde os estudantes, professores, os que cuidam das organizações dos espaços e da limpeza. Isso tudo tem de ser considerado. Por que voltar? Quais os interesses estão por trás da volta neste momento?", questiona a doutora em Fundamentos da Educação.

LEIA MAIS | 90% dos pais no Nordeste preferem continuidade de aulas remotas

Mestre em Educação e Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Maria Júlia Azevedo sugere à Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) a construção contínua de um espaço de diálogo para que os pontos de vista gerem um consenso sobre o que é preciso para que o retorno do ensino presencial ocorra. Neste ambiente, para além dos profissionais da educação, Maria Julia indica a necessidade da presença de pais e alunos.

 

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

A edição 2020 do programa O POVO Quer Saber começou na última segunda-feira e continua até amanhã. Confira o que vem por aí: 

30/7 - quinta-feira

Tema: Como incentivar o crescimento dos micro e pequenos negócios pós-pandemia

Convidados:

Silvio Moreira: professor da pós-graduação da UniLeão, no Cariri, e coordenador do núcleo de Acesso a Serviços Financeiros da Unidade de Gestão da Inovação e Sustentabilidade do Sebrae-CE.

Abraão Saraiva: Professor e diretor-adjunto de extensão do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundador e coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC.

31/7 - sexta-feira

Tema: Eleições municipais: as novas prioridades

Convidados:

Preto Zezé: presidente Global da Central Única das Favelas (Cufa), rapper, empresário, produtor cultural, escritor, consultor em planos de oportunidades para governos e empresas. 

Cláudia Leitão: professora do mestrado profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Uece, diretora do Observatório de Fortaleza, Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).

Onde acompanhar:

Rádio O POVO CBN 95.5, Facebook O POVO e O POVO CBN, também pelo canal digital especiais.opovo.com.br/opovoquersaber  

 

O que você achou desse conteúdo?