Logo O POVO+
Matrículas na rede estadual para novatos começam nesta quinta, 14
CIDADES

Matrículas na rede estadual para novatos começam nesta quinta, 14

Em Fortaleza, o processo ocorre de forma online. No Interior, segue calendário das Coordenadorias de Desenvolvimento da Educação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 VAGAS  nesta etapa são para as 453 escolas de Ensino Médio regular e as 155 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita  VAGAS nesta etapa são para as 453 escolas de Ensino Médio regular e as 155 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

A partir desta quinta-feira, 14, podem se matricular na rede estadual de ensino do Ceará estudantes oriundos da rede particular, de outros estados ou que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino pública estadual. Por conta das medidas de segurança adotadas contra à Covid-19, o processo de registro em Fortaleza ocorre de forma online. No Interior, presencialmente.

Para tanto, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) disponibilizou a plataforma: matricula.seduc.ce.gov.br. “Trata-se de um novo sistema desenvolvido com o objetivo de agilizar o atendimento e garantir mais segurança neste período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19."

A Seduc informa que o atendimento presencial em Fortaleza será destinado apenas aos pais que não dispõem de acesso à internet. Nos demais municípios, o processo segue cronograma estabelecido por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede).

Antes de solicitar a matrícula online, é preciso se cadastrar na plataforma. Na solicitação, preencher até três opções de escolas, por ordem de preferência. Além de responder o tipo de ensino, a série e o turno de interesse. “O resultado será indicado pelo sistema. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida”, comenta a Pasta.

A rede pública estadual de ensino conta com 730 escolas. As vagas nesta etapa da matrícula são para as 453 escolas de Ensino Médio regular e as 155 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral na Capital e interior do estado.

Cicero Cezar, 17, deixará a rede de ensino nos próximos dias. O rapaz encerra o 3º ano do Ensino Médio na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Presidente Geisel, em de Juazeiro do Norte, a 489,2 quilômetros de Fortaleza. Cicero diz que, antes de estudar na escola pública, tinha "certo preconceito", mas percebeu que a realidade não era como imaginava. "É simplesmente incrível".

Para o jovem, os professores são o ponto alto da unidade onde estuda. Cícero ressalta que a maioria possui mestrado ou doutorado, para além disso, o pré-vestibulando destaca os métodos diversos de avaliação. No entanto, "o que a instituição tem de bons profissionais ela falha na infraestrutura", lamenta ao afirmar que é necessário intervenções desde a sala de aula aos refeitórios.

"Aprender no ano de 2020 se tornou um desafio imenso. Creio que fui extremamente prejudicado mesmo com meu esforço e dos professores. Ainda continua sendo difícil manter o foco necessário, tenho certeza de que não conseguirei chegar a uma nota alta como seria esperado se estivesse estudando presencialmente", comenta sobre o desempenho que pode ter no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mãe de Cicero, a corretora de imóveis Cicera Leal comemora o progresso educacional do filho. Para ela, o jovem ficou mais independente depois que começou a passar mais tempo na escola. A genitora cita ainda a possibilidade que ele teve de aprender novo idioma no Centro Cearense de Idiomas (CCI).

Leia também: 56 escolas estaduais estão com atividades presenciais preparatórias para o Enem

A dona de casa Erllaine Cristina, 33, confirmou a matrícula de forma online das filhas Sophia dos Reis, 5, e Queteli dos Reis, 14, na rede municipal de Fortaleza. A mais velha deve estudar em escola de tempo integral. Para  Erllaine,  é satisfatório o aprendizado que as filhas obtêm. "Eu indicaria a rede pela alta taxa de aprendizagem tanto na idade fundamental como no ensino médio. Minha bebê de 5 anos já lê tudo. Ela faz o infantil V na Escola Irma Maria Evanete, no Conjunto Ceará", orgulha-se.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação (SME), as matrículas para alunos veteranos continuam abertas. O ano letivo de 2021 inicia em 28 de janeiro. Para a pré-escola, Ensino Fundamental regular parcial e Educação de Jovens e Adultos, a vaga deve ser solicitada de forma eletrônica, com a utilização do Sistema de Pré-matrícula Virtual, no seguinte endereço: https://prematricula.sme.fortaleza.ce.gov.br/.

Passo a passo para matrícula online

Site: matricula.seduc.ce.gov.br
Criar usuário
Criar login
Acessar com a identificação criada
Escolher três escolas por ordem de preferência
Responder o tipo de ensino, série e turno de interesse

 

Calendário para alunos novatos

Etapas online pelo Site (matricula.seduc.ce.gov.br)

Pré Cadastro
02/12/2020 a 13/01/2021
1ª Fase
14/01/2021 a 18/01/2021
2ª Fase
21/01/2021 a 24/01/2021
3ª Fase
27/01/2021 a 28/01/2021

Documentos necessários

Anexar online
Certidão de nascimento;
Casamento ou RG;
Declaração de matrícula do ano de 2020.

Após aprovado, para confirmar presencial:
Cópia da certidão de nascimento;
Transferência ou declaração de escolaridade;
Duas fotos 3x4 do estudante;
Cartão de vacinação;
Cópia da identidade e número do CPF;
Número de Identificação Social (NIS) para as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A ausência de qualquer um desses documentos, no entanto, não impedirá o atendimento.

O que você achou desse conteúdo?