Logo O POVO+
As implicações da decisão que bane a "legítima defesa da honra" dos tribunais
CIDADES

As implicações da decisão que bane a "legítima defesa da honra" dos tribunais

Conforme os ministros, acusados de feminicídio (entre outros) não mais poderão tentar responsabilizar as vítimas pela própria morte
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Legítima defesa da honra: tese não será mais aceita nos tribunais (Foto: Wesley Tingey/Unsplash)
Foto: Wesley Tingey/Unsplash Legítima defesa da honra: tese não será mais aceita nos tribunais

Em setembro de 2008, Francisco de Assis Feitosa matou a golpes de faca a então companheira, Joana Duarte da Silva, em Farias Brito, município do Cariri cearense. Réu confesso, ele, porém, justificava o crime afirmando que, durante uma discussão, “perdeu os sentidos” e esfaqueou a vítima após ela dizer que poderia traí-lo se quisesse. Tratava-se da legítima defesa de sua honra, argumentava a defesa. A tese prevaleceu perante o Tribunal do Júri, mesmo tendo os jurados reconhecido a materialidade e a autoria do crime. Se não fosse recurso do Ministério Público Estadual (MPCE), aceito na segunda instância, ele seria inocentado do feminicídio — à época, o crime ainda era assim não tipificado.

Não há mais, porém, essa possibilidade nos tribunais brasileiros. O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu, por unanimidade, que a tese de legítima defesa da honra é inconstitucional. A decisão, tomada no último dia 12 de março, referendou liminar concedida em fevereiro pelo ministro Dias Toffoli, que entendia que a tese contrariava “os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da proteção à vida e da igualdade de gênero”. Em seu voto, Toffoli afirmou que a tese era “atécnica e extrajurídica”. “A ‘legítima defesa da honra’ é estratagema cruel, subversivo da dignidade da pessoa humana e dos direitos à igualdade e à vida e totalmente discriminatória contra a mulher, por contribuir com a perpetuação da violência doméstica e do feminicídio no país”, afirmou o ministro.

Para o promotor de justiça Marcus Renan Palácio, que atua na 1ª Vara do Júri, a decisão é acertada. “Ao admitir, a utilização desse ridículo e ultrapassado argumento, a rigor, é transformar a mulher em ré da sua própria morte”, afirma. Ele explica que, com a decisão, caso a tese seja usada perante o júri, ela não poderá ser objeto de apreciação. A decisão também proíbe a alegação nas fases pré-processual (como em inquéritos policiais) ou durante o processo penal. Caso ocorra a absolvição sob esses argumentos, o MP “não só está legitimado, como tem o dever” de recorrer, diz o promotor. “E, sem nenhuma dúvida, já antevendo a anulação do julgamento”.

Outro promotor que atua em júri, Ythalo Loureiro afirma que a decisão acabou os pegando de surpresa, já que foi de encontro a entendimentos já tomados pelo próprio STF. Para ele, a decisão só foi possível graças ao protagonismo alcançado nos últimos anos pelo Supremo, que, como afirmou o ministro Luís Roberto Barroso, passou a ter uma função “iluminista”, de “trazer os benefícios da da civilização moderna para o sistema de justiça”. “Quando o STF diz que não pode utilizar, direto ou indiretamente, esse tipo de tese, isso é muito positivo, porque, pelo menos, torna a mulher, dentro do plano, igual ao homem”.

No caso de Joana Duarte da Silva, já em agosto de 2018, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), por unanimidade, havia determinado a realização de novo Júri para o caso. Conforme o voto da relatora, a desembargadora Francisca Adelineide Viana, a versão do acusado buscou desqualificar a vítima, “impingindo-lhe comportamento desrespeitoso e subversivo, mormente se considerado o machismo (infelizmente) ainda reinante em nosso Estado”. Além disso, citou a desembargadora, a tese é contrária às provas coletadas. “Ambos os filhos (do casal) são uníssonos quanto ao ilibado comportamento da ofendida, cuja submissão chegara ao ponto de continuar a conviver com o acoimado (...) mesmo depois de perder quatro dentes em decorrência de uma agressão”.

A defesa do réu chegou a recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não obteve sucesso. O novo julgamento ainda estar por ser feito e não tem data marcada.

O que você achou desse conteúdo?