Logo O POVO+
Forças de Segurança montam novo cerco policial em residencial ameaçado por grupos criminosos na Capital
CIDADES

Forças de Segurança montam novo cerco policial em residencial ameaçado por grupos criminosos na Capital

Pela segunda vez em menos de um mês, Residencial Alameda das Palmeiras 2 foi alvo de ofensiva policial no âmbito da Operação Domus
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Em menos de 20 dias, agentes da segurança voltaram ao Residencial Alameda das Palmeiras 2 
 (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Em menos de 20 dias, agentes da segurança voltaram ao Residencial Alameda das Palmeiras 2

Grupos criminosos que ameaçam moradores de áreas periféricas da Capital foram alvo de mais uma ofensiva policial deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) nessa terça-feira, 3, no Residencial Alameda das Palmeiras 2, bairro Ancuri. A ação ocorreu no âmbito da 6ª fase da Operação Domus, que contou com a participação de 250 policiais e profissionais de 16 órgãos de Segurança do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza. Durante o trabalho repressivo, os agentes realizaram mais de 150 abordagens e efetuaram seis prisões em flagrante por furto de energia elétrica e tráfico de drogas.

O foco da Operação, segundo a SSPDS, é identificar e prender integrantes de organizações criminosas que supostamente exercem domínio em conjuntos habitacionais de Fortaleza e da Região Metropolitana. A 1ª fase da operação, ocorrida no último dia 15 de julho, também havia sido realizada no Residencial Alameda. Na ocasião, pelo menos 14 pessoas foram presas, 13 por furto de energia e a outra por suspeita de homicídio.

O titular da pasta da Segurança, Sandro Caron, pontua que o retorno dos policiais ao local reafirma o aspecto contínuo da Operação, que nas próximas semanas deve chegar a outras localidades da Grande Fortaleza. “Esse trabalho tem caráter permanente, toda semana é realizado em conjuntos habitacionais. Nosso objetivo é reforçar a presença do Estado e das Forças de Segurança para garantir a tranquilidade de todos os moradores desses locais”, frisou o secretário Caron, que, assim como nas fases anteriores, acompanhou o trabalho da ofensiva policial ontem.

As ações são direcionadas para locais onde há crescimento nos indicadores de criminalidade, a partir de dados levantados pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP) da SSPDS. A ofensiva mira traficantes foragidos da Justiça que possivelmente estejam utilizando os conjuntos habitacionais como esconderijo. Na Operação, a Polícia averigua se os moradores são os verdadeiros donos dos imóveis. O procedimento visa apurar denúncias de que traficantes teriam expulsado moradores e se refugiado em seus apartamentos para despistar as forças de segurança.

O trabalho também tem o objetivo de coibir ligações ilegais na rede de energia elétrica. Nesta fase, dos 150 imóveis inspecionados por fiscais da Enel — concessionária de energia elétrica no Ceará — 145 apresentaram algum tipo de irregularidade, das quais cinco originaram autuações em flagrante. Os policiais ainda prenderam um homem de 20 anos, que foi encontrado com cerca de 20 gramas de maconha e uma quantia em dinheiro não divulgada.

Saldo

Nas seis fases da Operação Domus, realizadas num intervalo de apenas 19 dias, as forças de Segurança realizaram mais de duas mil abordagens e prenderam ao menos 34 pessoas por crimes como furto de energia elétrica, tráfico de drogas e homicídio.

O nome da Operação, Domus, é originário do latim e significa lar. Segundo a SSPDS, o termo faz referência ao objetivo principal da força-tarefa, que é manter a sensação de segurança e bem-estar dos moradores que residem em conjuntos habitacionais alvos da atuação de grupos criminosos.

Veja como foi a 6ª fase da Operação Domus:

O que você achou desse conteúdo?