.
Por enquanto, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) não firmará contrato com a Universidade Federal do Ceará (UFC)/Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) para fazer parte da gestão da Rádio Universitária FM (RUFM). A suposta celebração de um convênio, que irá interferir na programação da rádio e na condução administrativa da emissora, estaria marcada para ocorrer hoje na Reitoria da UFC.
Em nota enviada ao O POVO, a Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC informou que "a EBC fará visita (hoje) de cortesia à Universidade. Nenhum convênio será assinado durante o encontro". No comunicado não há o horário da reunião nem quem serão os participantes do encontro.
Desde a exoneração do jornalista Nonato Lima da coordenação da Rádio Universitária e da extinção do programa Rádio Livre, no mês passado, uma série de interrogações sobre o futuro da emissora virou ponto de tensão entre a Reitoria/FCPC e os servidores da RUFM.
Ontem, servidores da Rádio Universitária escreveram uma carta pública criticando o contrato de adesão à Rede Nacional de Comunicação Pública. Entre os pontos está a "perda de autonomia da RUFM" e o fato da emissora cearense passar a ser "uma mera retransmissora de conteúdos estabelecidos pela EBC".
De acordo a Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC, "o reitor, professor Cândido Albuquerque, está ciente das questões levantadas pelos servidores da Rádio Universitária FM e, além de apoiá-los, enfatiza que nenhuma decisão será tomada sem uma avaliação mais contextualizada, assegurando a autonomia da programação. No momento, a Universidade ouvirá as proposições da EBC e, após isso, escolherá o melhor caminho".
Professor é afastado da direção da Rádio Universitária e denuncia projeto de censura
Rádio Universitária sob censura