A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nessa segunda-feira, 28, a incorporação de mais de 700 novos profissionais à Rede Municipal de Saúde em 2025. Uma das principais novidades é a convocação de 411 profissionais da saúde oriundos da extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor).
LEIA MAIS | Fortaleza passa a contar com Pelotões da Guarda Municipal nas 12 regionais
O anúncio foi feito durante evento no auditório do Paço Municipal, no Centro. Segundo o prefeito Evandro Leitão, a chamada foi antecipada para atender a demanda crescente dos serviços públicos de saúde. “Estamos convocando 411 profissionais de saúde da extinta Fagifor. O prazo legal para convocação era de três anos, prorrogado até 2028. No entanto, pela necessidade dos serviços, estamos antecipando o chamamento. No total, eram 900 profissionais previstos: 200, já foram chamados, e agora estamos convocando mais 411”, explicou o gestor.
A medida faz parte do “Saúde que Cuida Fortaleza", que reúne um pacote de ações voltadas à reestruturação da rede, reformas em unidades e modernização do atendimento. O programa, por sua vez, integra o plano “Fortaleza Inclusiva", apresentado no último dia 14 de julho.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Ana Riane Azevedo, a distribuição dos novos servidores será feita conforme o perfil e as necessidades específicas de cada unidade. “Esses 411 profissionais serão distribuídos entre os postos de saúde e os nove hospitais da rede municipal, conforme a necessidade de cada unidade, o número de leitos e o tipo de serviço prestado” , pontuou a gestora.
Conforme a secretária, a convocação acontece em meio a um cenário de dificuldades financeiras na SMS. “Foi uma decisão difícil, já que a situação financeira da Secretaria de Saúde não é das melhores. Estamos ‘tirando leite de pedra’ e ajustando tudo de forma sistemática para conseguir aumentar nosso quadro, que é extremamente necessário”, explicou.
Também serão nomeados 82 profissionais aprovados em concurso do Instituto Doutor José Frota (IJF), entre os quais estão 75 profissionais de enfermagem, fonoaudiólogos, dois cirurgiões de mão e dois médicos intensivistas.
Além disso, 260 aprovados no concurso de 2018 para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) devem ser convocados até esta quarta-feira, 30, prazo final para as nomeações. Eles atuarão em unidades como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), postos de saúde e hospitais da Capital.
Outra medida anunciada foi a seleção de novos gestores para todos os postos de saúde de Fortaleza. A mudança busca renovar a coordenação das unidades, fortalecer a atenção primária e alinhar a atuação dos profissionais aos novos objetivos do programa Saúde que Cuida Fortaleza.