Logo O POVO+
Prefeitura de Fortaleza lança programa visando melhorar a saúde da Capital
CIDADES

Prefeitura de Fortaleza lança programa visando melhorar a saúde da Capital

Programa "Saúde que Cuida Fortaleza" inclui a conclusão das obras de requalificação do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ANÚNCIO foi feito pelo prefeito Evandro Leitão (Foto: Lara Vieira/O POVO)
Foto: Lara Vieira/O POVO ANÚNCIO foi feito pelo prefeito Evandro Leitão

Reformas em unidades de saúde, expansão de serviços e modernização da gestão e do atendimento. As ações fazem parte do programa "Saúde que Cuida Fortaleza", voltadas à melhoria da Rede Municipal de Saúde, lançado nessa segunda-feira pela Prefeitura.  A iniciativa integra o plano "Fortaleza Inclusiva", apresentado no último dia 14 de julho.

LEIA MAIS | Prefeitura de Fortaleza anuncia prêmio por desempenho e 2.130 vagas em creches e concurso para escolha de nova farda

Um dos principais destaques é a requalificação e expansão de hospitais estratégicos da Capital. Conforme o prefeito Evandro Leitão (PT), será feita a entrega de 30 leitos de UTI e 36 de enfermaria na próxima quinta-feira, 31, no Instituto Doutor José Frota (IJF). O 5º andar da unidade estava em obras desde 2024, que foram interrompidas no final da gestão passada. 

“Assumimos essa obra com apenas 50% concluída. Ela estava prevista para setembro, mas conseguimos antecipar a entrega devido à urgência da demanda por leitos de UTI. No total, estamos entregando mais de 60 leitos”, disse Evandro. Segundo o prefeito, o investimento foi de R$ 10 milhões, com apoio do Governo Federal.

Outra requalificação, que deve ser entregue até janeiro de 2026, é a do Hospital Nossa Senhora da Conceição. A unidade tinha 60 leitos. Com a entrega, serão 10 leitos de UTI e 144 de enfermaria. 

“O hospital estava em uma situação muito difícil, com paredes praticamente caindo. Fechamos tudo e iniciamos uma obra para fazer um novo hospital”, relatou o prefeito. A unidade atenderá moradores do Conjunto Ceará, Grande Lisboa, Jurema e parte de Caucaia.

Conforme a secretária de Saúde de Fortaleza, Riane Azevedo, a reabertura será feita de forma escalonada. A prioridade será do setor da Maternidade. 

Os leitos da Santa Casa de Misericórdia também devem ser reabertos de forma gradual até 31 de dezembro. Segundo a gestão municipal, a meta é disponibilizar 100 leitos até o fim de agosto, mais 100 até o final de outubro e mais 74 até o encerramento de 2025, totalizando 274 leitos.

Outra ação é a reforma de 87 dos 134 postos de saúde da Cidade. Destes, 25 entram em reforma com entrega prevista até o fim de 2025. Um novo posto de saúde no bairro Mondubim também será construído. Ainda passarão por reformas as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) dos bairros Vila Velha e Itaperi, com investimento de R$ 1,9 milhão. Durante as obras, os atendimentos devem ser mantidos.

Também está prevista a reforma e ampliação do Hospital da Mulher Dra. Zilda Arns, com a entrega de 18 novas enfermarias e 49 leitos até o final de 2025.

Investimentos para a Atenção Psicossocial

Todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também devem ser revitalizados. Atualmente a Capital conta com 15 Caps em funcionamento e um fechado.

Devem ser construídas duas Unidades de Acolhimento (UAs) – residências temporárias para pessoas com dependência de álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade – e dois novos Caps: um Infantil, no antigo prédio do Instituto de Previdência do Município (IPM), no Benfica, e um Geral 24h.

Também está prevista para o dia 11 de agosto a inauguração do Centro de Diagnóstico Espaço Girassóis, no bairro Edson Queiroz. A unidade será voltada ao atendimento de crianças e adolescentes com suspeita de transtornos do desenvolvimento, com foco no fechamento de laudos para, posteriormente, encaminhamento aos Espaços Girassóis de cada Regional.

O primeiro Espaço Girassol será entregue no dia 18 de agosto, localizado na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, na Regional 5. De acordo com a Prefeitura, a meta é instalar uma unidade em cada Regional até o fim da gestão. Também está prevista a construção de três novos Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDIs).

LEIA MAIS | Um balanço dos primeiros seis meses de Evandro em Fortaleza

Redução de filas de espera para eletrocardiogramas

Outro anúncio foi a da instalação de aparelhos de eletrocardiograma em todos os postos de saúde. A fila de espera para a realização do exame é atualmente a maior da rede municipal de saúde, com 340 mil pessoas aguardando atendimento.

"Será possível realizar o eletrocardiograma diretamente nos postos de saúde, assim que o médico solicitar. Vamos treinar os técnicos de enfermagem para realizarem o exame. O laudo será emitido online, e o resultado já estará disponível na consulta de retorno. Isso evita o encaminhamento para outras unidades", explicou a secretária municipal de Saúde, Riane Azevedo.

Segundo ela, caso o paciente apresente alguma patologia que exija um especialista, ele será encaminhado.

Evandro anunciou que Postos de Saúde terão novas lideranças
Evandro anunciou que Postos de Saúde terão novas lideranças

Prefeitura convoca mais de 700 novos profissionais para saúde

A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nessa segunda-feira, 28, a incorporação de mais de 700 novos profissionais à Rede Municipal de Saúde em 2025. Uma das principais novidades é a convocação de 411 profissionais da saúde oriundos da extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor).

LEIA MAIS | Fortaleza passa a contar com Pelotões da Guarda Municipal nas 12 regionais

O anúncio foi feito durante evento no auditório do Paço Municipal, no Centro. Segundo o prefeito Evandro Leitão, a chamada foi antecipada para atender a demanda crescente dos serviços públicos de saúde.  “Estamos convocando 411 profissionais de saúde da extinta Fagifor. O prazo legal para convocação era de três anos, prorrogado até 2028. No entanto, pela necessidade dos serviços, estamos antecipando o chamamento. No total, eram 900 profissionais previstos: 200, já foram chamados, e agora estamos convocando mais 411”, explicou o gestor.

A medida faz parte do “Saúde que Cuida Fortaleza", que reúne um pacote de ações voltadas à reestruturação da rede, reformas em unidades e modernização do atendimento. O programa, por sua vez, integra o plano “Fortaleza Inclusiva", apresentado no último dia 14 de julho.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Ana Riane Azevedo, a distribuição dos novos servidores será feita conforme o perfil e as necessidades específicas de cada unidade. “Esses 411 profissionais serão distribuídos entre os postos de saúde e os nove hospitais da rede municipal, conforme a necessidade de cada unidade, o número de leitos e o tipo de serviço prestado” , pontuou a gestora.

Conforme a secretária, a convocação acontece em meio a um cenário de dificuldades financeiras na SMS. “Foi uma decisão difícil, já que a situação financeira da Secretaria de Saúde não é das melhores. Estamos ‘tirando leite de pedra’ e ajustando tudo de forma sistemática para conseguir aumentar nosso quadro, que é extremamente necessário”, explicou.

Também serão nomeados 82 profissionais aprovados em concurso do Instituto Doutor José Frota (IJF), entre os quais estão 75 profissionais de enfermagem, fonoaudiólogos, dois cirurgiões de mão e dois médicos intensivistas.

Além disso, 260 aprovados no concurso de 2018 para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) devem ser convocados até esta quarta-feira, 30, prazo final para as nomeações. Eles atuarão em unidades como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), postos de saúde e hospitais da Capital.

LEIA MAIS | Prefeitura de Fortaleza anuncia prêmio por desempenho e 2.130 vagas em creches e concurso para escolha de nova farda

Nova gestão nos Postos de Saúde

Outra medida anunciada foi a seleção de novos gestores para todos os postos de saúde de Fortaleza. A mudança busca renovar a coordenação das unidades, fortalecer a atenção primária e alinhar a atuação dos profissionais aos novos objetivos do programa Saúde que Cuida Fortaleza.

O que você achou desse conteúdo?