Logo O POVO+
Nova chacina no Ceará deixa 4 mortos em Guaraciaba do Norte
Cotidiano

Nova chacina no Ceará deixa 4 mortos em Guaraciaba do Norte

A execução de dois casais foi filmada pela facção criminosa. Os matadores, barbaramente, ainda escreveram na parede o nome da quadrilha com o sangue das vítimas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A Chacina de Guaraciaba do Norte, a 309 quilômetros de Fortaleza, que vitimou quatro pessoas, foi motivada por disputa de facções criminosas envolvidas com o tráfico de drogas da região. No local do crime, a Polícia Militar constatou que os matadores desenharam o nome da organização criminosa Comando Vermelho (CV) com o sangue das vítimas que, supostamente, seriam integrantes da quadrilha Guardiões do Estado (GDE). Foram executados Ezequias Ferreira da Costa, José Leonardo Gomes e as irmãs Maria Ana da Silva e Maria Elizângela da Silva de Oliveira. 

Segundo informações do tenente-coronel Adrianizio Paulo, comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI/Norte), duas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento na mesma organização criminosa da qual as vítimas pertenceriam. Antônio Wagner Cardoso,  31, e Lara Beatriz Saldanha Braga, 21, estão detidos. 

Nas buscas feitas pela PM também foram apreendidas duas armas de fogo, sendo um revólver calibre 38 e uma pistola calibre 380, 21 munições calibre 380, um carregador de pistola, três coletes balísticos, duas balaclavas, duas motocicletas roubadas, cinco capacetes, além de quatro embalagens de maconha e três de cocaína. Esses primeiros presos estavam em uma casa que servia como base da organização criminosa. 

Na noite de ontem, a operação montada pela Polícia Militar seguia a procura de dois executores. A morte das quatro pessoas foi filmada pelo próprio grupo criminoso e os policiais estavam de posse das imagens, o que possibilitou que os assassinos fossem identificados. Eles também seriam responsáveis por um duplo-homicídio que aconteceu no município de Guaraciaba na última sexta-feira, 1º. 

Conforme o tenente-coronel Adrianizio Paulo, a organização que atua em Guaraciaba do Norte é dividida em articulação, execução e financeiro. Sexta-feira, 1º, suspeitos de integrar a parte financeira foram detidos depois por denúncias que estariam realizando extorsões na região serrana. Os comerciantes estavam recebendo ameaças para que realizassem transferências bancárias para os criminosos. Quatro pessoas envolvidas na ação de "exigir pedágio" foram presas. 

Em 16 dias, esta é a segunda chacina que ocorre no Ceará. O caso anterior foi registrado em Chorozinho, onde quatro pessoas foram executadas no dia 18 de setembro.

Oito dias depois (26/9), houve um triplo-homicídio na praia de Águas Belas, em Cascavel. As vítimas estavam em um piquenique quando os matadores atacaram com os tiros. 

Segundo levantamento do O POVO, na "Era das Facções", de 2015 e 2021, foram 28 chacinas no Ceará. Apenas em 2017 e 2018, os dois anos com o maior número de assassinatos já registrados no Estado, foram 13 episódios criminosos desta modalidade.

 

LEIA MAIS NO O POVO E O OP+

Conheça a história de 42 chacinas que chocaram o Ceará

Chacina em Chorozinho: quatro jovens são encontrados mortos a tiros

Três pessoas são mortas a tiros em barraca de praia em Águas Belas, Cascavel

Chacina dos Portugueses: há 20 anos, crime bárbaro no Ceará assombrou Europa

 

O que você achou desse conteúdo?