Logo O POVO+
Cadastramento biométrico, os impactos para quem não fizer que vão além do eleitor
DOM

Cadastramento biométrico, os impactos para quem não fizer que vão além do eleitor

Baixa frequência do eleitorado fortalezense na busca pela revisão do cadastro deixa TRE-CE apreensivo. Consequência transpõe o limite do voto, já que documento é atrelado a uma série de benefícios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 08-06-2019: O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com postos de atendimentos nos Shopping's Iguatemi, RioMar Kennedy e Benfica, para fazer a Biometria. (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo FORTALEZA, CE, BRASIL, 08-06-2019: O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com postos de atendimentos nos Shopping's Iguatemi, RioMar Kennedy e Benfica, para fazer a Biometria. (Foto: Mauri Melo/O POVO).

A Justiça Eleitoral do Ceará olha preocupada números referentes ao comparecimento do eleitor aos postos de atendimento para cadastro e recadastro biométrico. Para as eleições municipais de 2020, se estipulou como meta a revisão de todo o eleitorado do Estado. Só em Fortaleza, 16 postos de atendimento foram disponibilizados, com capacidade de contemplar 4 mil eleitores por dia. Entretanto, em média, 3 mil pessoas procuram o serviço.

"No ritmo que vai, não será possível atingirmos a meta", lamenta o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Haroldo Máximo, sobre os 906.410 eleitores sem biometria até a última sexta-feira, 13, no Estado, e a aproximação do prazo final para os cadastros, 29 de novembro. Para o ciclo 2019-2020, a revisão biométrica é obrigatória na Capital e em mais 54 municípios.

Especialistas ouvidos pelo O POVO apontam diferentes naturezas para o mesmo problema. O desencanto com a política partidária é uma delas. O sentimento de desilusão remonta o furor das Jornadas de Junho (2013). Atualmente, ganhou corpo com operações anticorrupção. Para esta conta há, ainda, a ascensão de discursos antipolíticos nos mais variados cantos do globo, o Brasil incluso.

Contudo, pela importância atribuída ao título de eleitor no Brasil, a realização da biometria não é, necessariamente, questão eleitoral. Se a realização da biometria e, consequentemente, a obtenção do título eleitoral permite a escolha diante da urna - inclusive a opção por nulo ou branco -, também assegura direitos, benefícios e evita danos.

O documento é atrelado, por exemplo, à participação em concursos públicos, contração de empréstimos bancários e, até mesmo, recebimento de assistência social, caso do Bolsa Família.

Operadora de telemarketing, Keiliane Juviniano, 31 anos, pretende disputar vaga para Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). "Futuramente, vou estar tirando meu passaporte também", adicionou ela, após sair da fila do Shopping Parangaba. Keiliane foi um dos 192 agendamentos realizados naquele dia.

"Não deveria ser obrigado a votar e isso ser engajado em outros serviços, né, como concursos, empréstimos", protesta o professor de Química da rede estadual de ensino, João Silva. Concursos e empréstimos, ele elege, são os motivos que o levaram ao Vapt Vupt da Messejana, onde chegou faltando 10 minutos para 17 horas, pensando que ainda poderia fazer biometria. "Encerra 17 horas, mas o problema é que as senhas são entregues até 15 (minutos) para as cinco (17 horas)", aprendeu, afirmando que voltaria no dia seguinte, a sexta-feira, 13.

Apesar dos esforços de divulgação empregados pelo TRE-CE, a falta de informações ainda influencia o não-comparecimento de eleitores. A fila da unidade móvel de atendimento, no Parque das Crianças, foi um achado para a comerciante Antônia Ferreira, 54 anos. "Foi perguntando, e até achei bom: vim resolver uma coisa resolvi outra." A mulher acompanhava a filha, que passou em matemática na Universidade Estadual do Ceará (Uece), e necessita do documento para se matricular.

Coordenadora do cadastro eleitoral do TRE-CE, Lorena Belo ressalta que a estratégia de descentralizar os postos (ver infográfico) não foi suficiente para que se obtivesse melhor resultado. Porém, como a procura permanece aquém do disponível, novos postos não serão instalados.

Em vez disso, está previsto um mutirão no Centro de Eventos do Ceará, nos dias úteis de 11 a 29 de novembro. "Serão mais 120 guichês de atendimento num dos salões." Segundo ela, os 16 pontos de biometria totalizam 108 guichês. Neste período, para guichês da central de atendimento do TRE da Praia de Iracema e da unidade móvel serão desativados.

Por que é necessário?

1. Obter passaporte

2. Tirar carteira de identidade

3. Renovar matrícula no ensino público

4. Inscrever em concurso público

5. Tomar posse em cargo público

6. Receber salário público

7. Empréstimo bancário

8. Ser beneficiário de programas assistenciais (bolsa família, por exemplo)

O que é necessário levar?

1. Documento de identificação oficial com foto;

2. Comprovante de endereço atualizado;

3. Título de eleitor, caso tenha;

4. CPF, caso tenha.

Obs: o atendimento pode ser agendado pelo número de telefone 148 ou pelo site do tre-ce.

Fonte: Site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (tre-ce)

 

FORTALEZA, CE, BRASIL. 13-09-2019: DOM - Cadastro biométrico. Na foto: Ximenes Benevides, artista e youtuber. (Fotos: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
FORTALEZA, CE, BRASIL. 13-09-2019: DOM - Cadastro biométrico. Na foto: Ximenes Benevides, artista e youtuber. (Fotos: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)

Ximenes Benjá, youtuber

"Na minha vida o recadastramento biométrico não tem importância. Acho, inclusive, que esse pessoal não deveria ser obrigado a ter título de eleitor. Não faço questão de me cadastrar, agora se houver uma disponibilidade razoável de você passar no local, o acesso fácil, tudo bem. Mas, me deslocar, não tenho interesse. No momento, nossos políticos são uma decepção" 

FORTALEZA, CE, BRASIL. 13-09-2019: DOM - Cadastro biométrico. Na foto: Ana Cláudia, dona de casa e cozinheira. (Fotos: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
FORTALEZA, CE, BRASIL. 13-09-2019: DOM - Cadastro biométrico. Na foto: Ana Cláudia, dona de casa e cozinheira. (Fotos: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)

Ana Cláudia, dona de casa

"Quando a gente vai fazer o Bolsa Família, exige que tenha o título em dia para ganhar o benefício, apesar de que eu não ganho, porque fui bloqueada. Fui tirar o título, porque estava atrasada, que eu não votei (2018), e agora é gratuito (o título). Agendei, cheguei lá e tirei. Penso em fazer curso de culinária. Votar já foi importante no tempo do Cambraia, do Lula..." 

O que você achou desse conteúdo?