Logo O POVO+
Ceará precisa qualificar 289 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025
DOM

Ceará precisa qualificar 289 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025

Dados são de pesquisa da CNI com base na Rais; Senai espera capacitar 53 mil trabalhadores, no Estado, até final de 2022
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LABORATÓRIO de qualificação em modelagem e moda, no Senai Parangaba (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS LABORATÓRIO de qualificação em modelagem e moda, no Senai Parangaba

Até 2025, o Ceará tem o desafio de qualificar 289.168 mil pessoas em ocupações industriais, de acordo com dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, divulgados com exclusividade pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o O POVO. Em todo o País, a demanda é de 9,6 milhões de trabalhadores qualificados. A base desta pesquisa é a Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Do total no Estado, 65,3 mil pessoas precisam de formação inicial, para repor inativos ou preencher novas vagas; e 223,8 mil de formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar. Ou seja, 77% da necessidade de formação nos próximos quatro anos será em aperfeiçoamento.

O Ceará tem uma ampla gama de oportunidades no setor industrial, pois é responsável pela participação de 13,35% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, mas para que essas vagas sejam ocupadas é preciso que o conceito de empregabilidade, ou seja, habilidades de um profissional, sua qualificação, e suas atitudes diante dos novos desafios estejam atualizados.

Atualmente, a qualificação está aquém da necessária e exigida. O mercado de trabalho atual passa por uma transformação, ocasionada principalmente pelo uso de novas tecnologias e mudanças na cadeia produtiva. É preciso investir, de forma particular ou empresarial, em aperfeiçoamento e requalificação.

Qualificação em duas frentes

O estudo tem duas frentes, para os empresários, que tomam consciência de quais áreas precisam investir em qualificação para seus colaboradores e, também, para políticas públicas de governo e do Sistema S. “O cenário atual é de baixo crescimento da indústria e há a necessidade deste aperfeiçoamento e formação continuada. Pois mais que as pessoas tenham uma formação técnica ou superior elas precisam se atualizar para o que o mercado de trabalho está demandando”, alerta Anaely Machado, especialista em Mercado de trabalho do Observatório Nacional da Indústria.

No Ceará, o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), Paulo André Holanda, disse que este cenário é preocupante e desafiador. “No Brasil, e aqui no Ceará, a gente precisa capacitar e qualificar a mão de obra para indústria de uma forma que a gente tenha qualidade e não quantidade, para não termos pessoas com diplomas e sem empregos”, declara.

O diretor também destaca a importância do aperfeiçoamento para quem já está no mercado de trabalho. “Eles já estão dentro da indústria, mas precisam ter um refino e uma unidade curricular complementada, porque mudaram as máquinas e está tudo automático. O nosso Observatório da Indústria no Ceará fez um diagnóstico com todos os sindicatos e realmente coincidem com as pautas da CNI. Não existe inovação, sem conhecimento.”, informa, destacando, entre as áreas que demandam qualificação a Tecnologia da Informação e Comunicação com foco na Indústria 4.0, inteligência artificial e internet das coisas.

A entidade, em 2021, capacitou 48.953 pessoas em cursos técnicos, aprendizagem, qualificação profissional, iniciação e aperfeiçoamento profissional. “Uma grande performance. Este ano esperamos 53 mil espalhados em todo o Estado. Em junho iremos assinar com Sobral mais uma edição do Ocupa Juventude, que na primeira edição alcançou 86% de empregabilidade”, revela o executivo.

Outro exemplo que Paulo André cita é a parceria com a Vulcabrás, em Horizonte, para formar jovens para o primeiro emprego que vem sendo bem-sucedida. A ação nacional já formou 1830 pessoas com aproveitamento de 98% de mão de obra.

O diretor da confecção Vértice, Aluísio Ramalho Filho, conta que para essa retomada tem buscado profissionais mais qualificados e com experiência para algumas funções, já em outras ele prefere treinar na sua própria confecção. As demandas das áreas estão sendo sazonais. Hoje, a mais necessitada é a comercial com habilidade nos canis de venda digital e, também, marketing.

Um outro ponto observado é que muitos profissionais passam pelas empresas, aprendem, se qualificam e quando se sentem prontos vão empreender. “É uma coisa natural e para o setor é importante. Isso fortalece o setor e os cursos profissionalizantes ensinam todo o processo. Muitas vezes elas continuam se relacionando com as empresas que já trabalharam”, analisa ele.

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?