Logo O POVO+
Deputado protocola pedido de CPI do "petróleo"
Economia

Deputado protocola pedido de CPI do "petróleo"

Edição Impressa
Tipo Notícia
Voluntários se uniram para retirar os resíduos das praias de Morro de São Paulo (Foto: Elton Andrade/Divulgação/Prefeitura de Cairu)
Foto: Elton Andrade/Divulgação/Prefeitura de Cairu Voluntários se uniram para retirar os resíduos das praias de Morro de São Paulo

O deputado federal João Campos (PSB-PE) protocolou ontem, 23, o pedido de a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas do vazamento de petróleo que atinge a costa nordestina.

Até a noite da terça-feira 22, o parlamentar tinha recolhido mais de 230 assinaturas de parlamentares da oposição, "centrão" e partidos mais alinhados a Jair Bolsonaro. "A gente quer dar um protagonismo à Câmara nesse momento, entendendo que é fundamental um espaço que crie soluções e que tente ajudar o Nordeste.", afirmou João Campos.

O deputado afirmou que a CPI quer estabelecer linhas de investigação para encontrar a fonte originária do vazamento, mas também acompanhar o que foi feito pelas autoridades para mitigar os danos. Até o momento, as investigações do governo federal são inconclusivas em relação à fonte dos vazamentos.

Já o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez um pronunciamento na noite de ontem, em rede de televisão e rádio, e afirmou que o governo vem monitorando o litoral desde que as primeiras manchas de óleo surgiram da costa. De acordo com Salles, o óleo coletado foi analisado e a conclusão é que não foi extraído do território nacional. "A origem é venezuelana. E o presidente determinou que fosse encaminhada solicitação formal à Organização dos Estados Americanos (OEA) para que a Venezuela se manifeste sobre o material coletado", disse. (Com Agência Brasil)

O que você achou desse conteúdo?