Logo O POVO+
Aeroporto de Sobral será financiado com dinheiro de fundo federal e bancos públicos
Economia

Aeroporto de Sobral será financiado com dinheiro de fundo federal e bancos públicos

Anunciado em novembro passado, o aeroporto regional atenderia em especial demanda da indústria local
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Aeroporto Regional de Sobral passa a receber frequências de voos semanais ligando a Fortaleza. (Foto: Luiz Queiroz / Prefeitura de Sobral)
Foto: Luiz Queiroz / Prefeitura de Sobral Aeroporto Regional de Sobral passa a receber frequências de voos semanais ligando a Fortaleza.

Com obra orçada em R$ 61,8 milhões, a construção do novo Aeroporto Regional de Sobral já conta com projeto e licitação previstos para fevereiro. O financiamento para a construção, segundo O POVO apurou vai  buscar ser buscado pelo Estado de um fundo do Governo Federal para obras aeroviárias. Outros mecanismos como aportes do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB) são analisados.

O projeto anunciado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) prevê a construção de um aeroporto internacional. O Governo justifica a construção pela demanda superior à capacidade do atual aeródromo da cidade, que fica na zona urbana de Sobral, e não possui espaço para ampliação.

Maia Júnior, titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), destaca que o Aeroporto de Sobral, depois do de Jericoacoara e de Juazeiro do Norte, é o mais importante dos aeroportos regionais do Estado. "(O investimento se justifica pela) proximidade com Fortaleza e Teresina, no Piauí. Sobral é uma posição intermediária, mas que pelo desenvolvimento que tem a região, com a indústria calçadista e cimenteira, produção de frutas, na Ibiapaba, além de um comércio ativo e uma população que cresce sua renda per capita, principalmente pelos avanços na educação nos últimos anos".

Conforme o projeto a ser executado, o aeroporto ficará a 13 quilômetros de distância do centro urbano de Sobral. A pista de pouso e decolagem terá 1.800 metros de extensão por 30 metros de largura, além de pistas de rolamento e pátio de aeronaves. "O aeroporto contribuiria muito para o desenvolvimento dos negócios daquela região", complementa.

A estrutura que será construída em Sobral permitirá receber aeronaves de porte médio, tais como Boeing B737-800, Airbus A319, Embraer EMB 190/135/120 e ATR 52/72. O equipamento também contará com pistas de rolamento e pátio de aeronaves. De acordo com o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral (STDE), Inácio Ribeiro, a construção atende aos anseios antigos de empreendedores da Região Norte e vai permitir que novos investimentos sejam atraídos de forma simplificada.

"Não ter um aeroporto com alta capacidade prejudicava a atração de mais investimentos para a cidade de Sobral. Com o aeroporto internacional, vai melhorar o desenvolvimento de novos negócios. Sobral vai estar pronta para receber grandes empreendimentos e as dificuldades com a questão logística vão diminuir", observa.

O terreno para a construção foi doado pela prefeitura de Sobral e a estimativa é que as obras durem pelo menos dois anos. A professora dos cursos de Finanças e Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Campus Sobral e coordenadora do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), Alessandra Araújo, espera que somente com a construção do terminal centenas de empregos sejam criados.

"Só o início das obras oferece impacto positivo na geração de emprego. Deve beneficiar várias outras empresas do setor de construção durante as construções. Esse investimento trará maior dinamismo para região, pensando na indústria. O transporte de cargas deve ser beneficiado", analisa.

REGIONAL

Atualmente sem voos regulares, o Aeroporto Cel. Virgílio Távora, em Sobral, passa a receber frequências semanais a partir de fevereiro, com a operação da Gol em oito aeroportos do Interior. Segundo anunciado pelo governador do Ceará, Camilo Santana, em fevereiro do ano passado, a ideia é que após a abertura do novo aeroporto, Sobral tenha pelo menos cinco frequências semanais regulares.

O que você achou desse conteúdo?