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2020 é o primeiro ano em que a educação financeira é obrigatória
Economia

2020 é o primeiro ano em que a educação financeira é obrigatória

Mudança demanda capacitação de professores
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FORTALEZA, CE, Brasil. 10.02.2020: Reportagem sobre educação financeira nas escolas. (Foto: Deísa Garcêz / Especial para O Povo) (Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)
Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO FORTALEZA, CE, Brasil. 10.02.2020: Reportagem sobre educação financeira nas escolas. (Foto: Deísa Garcêz / Especial para O Povo)

Falar de educação financeira rapidamente nos remete a cálculos, planilhas, juros, investimentos. Mas os especialistas retificam: conhecimento de finanças é muito mais sobre decisão, comportamento e hábitos. E essa discussão deve ficar mais próxima da sociedade brasileira que, culturalmente, não tem uma boa relação com o próprio dinheiro. Isso porque a educação financeira deve estar presente no currículo do ensino básico obrigatoriamente a partir deste ano. Desmistificar ideias, estender a aprendizagem à família, promover a capacitação de professores são alguns desafios apontados por educadores financeiros.

Segundo o Ministério da Educação, os assuntos devem ser tratados de maneira transversal. "Não deve existir uma disciplina de educação financeira", o tema deve estar presente em pelo menos mais de uma das disciplinas tradicionais. A perspectiva é que, no longo prazo, os conhecimentos se reflitam em diminuição do endividamento das famílias.

"Como podemos ensinar crianças e jovens a se educarem financeiramente se os professores não estão?", questiona Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e criador da Dsop Educação Financeira. A formação deve ocorrer para que os profissionais "possam se empoderar desse conhecimento e estar aptos a ministrarem aulas de educação financeira de forma transversal", diz Reinaldo, apresentador do canal de youtube Dinheiro à Vista.

Ele ensina que os temas devem ser desenvolvidos de forma progressiva. Na Educação Infantil, de forma lúdica, trabalhar consumo consciente, saber que o dinheiro compra desejos e sonhos; nos primeiros anos do Ensino Fundamental (EF), entender quanto os produtos custam e do quanto precisa para realizar as coisas, como ajudar os pais a fazer o supermercado; nos anos finais do EF e Ensino Médio, aprender sobre empreendedorismo, autonomia, como potencializar o dinheiro por meio de investimentos.

A mudança deve contribuir para a construção de novas gerações "sustentáveis financeiramente". Mas é um processo que leva tempo devido a hábitos arraigados de consumo. "Esse reflexo vem com o passar de 10, 20 anos", prospecta.

"Quando a gente fala de educação financeira, tende a associar matemática. Mas é sobre tomada de decisão. Entender onde um movimento pode levar a um risco, prejuízo ou ganho", destaca Luís Salvatore, diretor presidente do Instituto Brasil Solidário, que implementa projeto de educação financeira em parceria com o Bank of America Merrill Lynch. Para ele, é importante discutir o assunto cedo e quebrar paradigmas sobre a relação com o dinheiro. "Fazer cruzamento pedagógico", para trabalhar os conteúdos que já são obrigatórios incluindo esses temas é um desafio para os professores.

Muitos conteúdos ligados ao tema já são ministrados na sala de aula, mas não são transmitidos de forma prática, frisa Carlos Terceiro, CEO e fundador do Mobills. "A mudança é pegar o que já é dado e contextualizar para o aluno, aplicar no dia a dia".

A implementação vem em um momento em que o brasileiro está se interessando mais pelo tema, considera Carlos. "Há um movimento das startups e bancos digitais em prol dessa geração que tá surgindo. É mais fácil encontrar bancos sem taxas e empresas que ajudam o brasileiro a investir", explica.

 

Estados e municípios

Os estados e municípios têm autonomia, em seus documentos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular, para decidir exatamente em que anos/séries e em que disciplinas a educação financeira será abordada.

Conforme a Secretaria da Educação do Estado, as Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) ofertam projetos de Educação Financeira e Educação Fiscal para seus alunos. Este último integra o Programa de Educação Fiscal do Ceará realizado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) em parceria com a Seduc.

 

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