Logo O POVO+
Com Covid-19, Ceará triplica leitos de UTI no Interior
Economia

Com Covid-19, Ceará triplica leitos de UTI no Interior

O aumento dos leitos de UTI levanta o desafio da manutenção financeira e técnica no pós-pandemia. A ampliação permitiu regionalização da assistência de alta complexidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MOVIMENTO DE ambulâncias do Interior na porta do hospital Leonardo Da Vinci, em Fortaleza, referência no tratamento de Covid-19  (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira MOVIMENTO DE ambulâncias do Interior na porta do hospital Leonardo Da Vinci, em Fortaleza, referência no tratamento de Covid-19

Com a pandemia da Covid-19, uma ampliação e regionalização da estrutura de saúde de alta complexidade — demanda do sistema público há décadas — foi observada em tempo recorde no Ceará. O número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Interior mais do que triplicou. Saindo de 179 para 590 leitos. O Estado detinha 745 leitos do tipo, chegando a 1.706 cerca de três meses e meio depois do início dos registros da infecção em Fortaleza. Apesar de permitir melhor estruturação, o momento pós-pandemia apresentará um desafio no que se refere a manutenção dos equipamentos e profissionais considerando as unidades que continuarão no sistema, visto que são de alto custo.

O aumento dos leitos de terapia intensiva, contudo, ainda não dá margem para tranquilidade. A infecção avança duas vezes mais rápido no Interior do que na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), segundo boletim do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste. O Ceará registra 118.311 casos e 6.373 mortes pela doença, segundo atualização feita às 17h56min de ontem, 3, na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Das confirmações, 70% são fora de Fortaleza.

A expansão dos leitos "fez com que cidades que tradicionalmente não tinham UTI, como Itapipoca, Tianguá, Crateús, Tauá, Iguatu, Limoeiro e Icó tivessem leitos que vão servir para o 'pós-Covid'", frisa Dr. Cabeto, titular da Sesa. "O Ceará executa o planejamento de instituir salas de estabilização com ventiladores do Estado. Significa que está no plano que todos os 184 municípios disponham de salas para atendimento de doentes graves para que o Samu possa chegar e executar a transferência", afirma. Foram criados 2.833 mil novos leitos para o atendimento a pacientes com Covid-19, sendo 961 de UTI (550 na região de Fortaleza e 411 nas outras quatro regiões) e 1.872 de enfermaria.

Há uma desigualdade histórica nos serviços assistenciais no Brasil representada pela distribuição dos leitos de UTI. A disparidade é observada de três formas: entre serviço público e privado; a partir das diferenças econômicas das regiões; entre capitais e cidades do Interior, salienta Carmem Leitão, professora do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora do Observatório de Políticas Públicas de Saúde (OPP-Saúde/UFC).

O movimento de ampliação "inédito" foi ao encontro da necessidade que o Estado tinha há vários anos e aconteceu conforme a lógica da regionalização, avalia Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e ex-secretário da Saúde do Ceará. "O grande desafio será como manter os leitos como ampliação do SUS permanentemente. O credenciamento dos leitos foi feito para a pandemia. O Ministério (da Saúde) vai abrir outro tipo de negociação e reconhecer a ampliação nos municípios onde se deu obedecendo a lógica do planejamento bem feito. Se sustenta o argumento de cobrar do ministério ajuda esse custeio pós- pandemia", analisa.

LEIA MAIS | Com aumento de indicadores, Canindé volta ao lockdown

Maior que o custo de instalação, é o custo de manutenção dos equipamentos e profissionais, o valor agregado, aponta Helyn Thami, pesquisadora do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e integrante da plataforma CoronaCidades. "Como estamos em um momento de pandemia, alguns serão desinstalados e não seria um problema. Em alguma medida é possível manter essa estrutura sem problemas quanto à manutenção. O que não pode é fazer essa escolha sem fazer um diagnóstico da demanda. Uma boa forma de avaliar as filas de espera para procedimentos para saber o quanto da estrutura deve ser mantida", analisa. Helyn destaca que o processo requer diálogo interfederativo e fluxos de regulação conjuntos para diagnosticar onde estão os gargalos e qual seria a realocação mais útil desse estrutura.

"É preciso que toda a equipe interdisciplinar esteja apta para atuar nesse tipo de serviço. Um desafio não menor é a questão da atração e fixação de profissionais especializados no interior do estado. Este problema ainda é persistente e explicado por diversos fatores. Uma UTI não está isolada de outros setores de um hospital. Precisa dialogar com o pessoal da cirurgia, dos exames, da emergência", frisa a professora Carmem Leitão.

LEIA MAIS | Interiorização da Covid-19 no Nordeste preocupa Comitê Científico

Municípios do Interior registram 98,4% dos novos casos do Ceará em 24 horas

"Além dos leitos de UTI, ampliamos a quantidade de respiradores. Muitos municípios estratégicos receberam respiradores para apoiar, para que a equipe tivesse segurança de intubar o paciente e esperar o leito de UTI", acrescenta Sayonara Cidade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Ceará (Cosems/CE). Dentre os critérios que devem ser avaliados para a quantidade de leitos que deve permanecer estão a equipe, especialidades, serviço de apoio ao diagnóstico, porte do hospital.

 

TESTAGEM

Estudo epidemiológico foi o maior realizado sobre a Covid-19 no Brasil e teve os resultados apresentados nesta semana pela UFPel e Ministério da Saúde.

 

O que você achou desse conteúdo?