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Comércio foca em grandes liquidações para reaquecer o consumo
Economia

Comércio foca em grandes liquidações para reaquecer o consumo

A partir desta semana, pelo menos três grandes campanhas - Semana Brasil, Fortaleza Liquida e o 5º Bazar do Centro Fashion - prometem descontos de até 70%, prazo e prêmios para atrair o consumidor.
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Shoppings RIOMAR vão aderir ao Fortaleza Liquida   (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Shoppings RIOMAR vão aderir ao Fortaleza Liquida

Depois de um primeiro semestre fraco, principalmente para as lojas físicas, em função da pandemia, o comércio foca em grandes liquidações para aquecer o consumo. A partir desta semana, pelo menos três campanhas começam a rodar em Fortaleza: Semana Brasil, Fortaleza Liquida e 5º Bazar do Centro Fashion. Os descontos em algumas lojas podem chegar até 70%.
A Semana Brasil, de âmbito nacional, já conta com a adesão de mais de 80 associações de comércio varejista, conforme comunicado do secretário executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten.
O evento que, ocorrerá de 3 a 13 de setembro, trará promoções tanto para as lojas físicas, como e-commerce, de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo. Dentre as grandes redes que já confirmaram participação estão Magazine Luiza, Ponto Frio e Extra.com.
Em igual período, também será realizado o Fortaleza Liquida, organizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza). Além dos descontos nas lojas de rua e de shoppings, a cada R$ 50 em compras, os consumidores terão direito a cupom para participar dos sorteios de um Corolla, uma moto Yamaha e um caminhão de prêmios.
De acordo com o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, neste ano, uma das preocupações da campanha é estimular o consumo, sem que haja aglomerações ou desrespeito aos protocolos sanitários impostos ao setor para reabertura das atividades. Uma das medidas adotadas foi aderir ao cupom eletrônico para evitar a formação de filas para a troca. “Os lojistas também estão bem conscientes de que têm que tomar todos os cuidados de higienização, álcool em gel no balcão, controlar o fluxo de pessoas dentro das lojas”.
Ele explica que o percentual de desconto e os nichos de produtos que entrarão em promoção ficarão a critério de cada lojista, mas acredita que os preços ficarão competitivos, em razão dos estoques ainda altos pelas vendas frustradas no primeiro semestre. A expectativa é que haja um incremento de 5% nas vendas no comércio em geral.
“Além disso, tanto o Governo do Estado, como o Município, já anteciparam parte do 13º salário, o que por si só ajuda a alavancar as vendas. E os programas de transferência de renda do Governo Federal que devem continuar até o fim do ano são outra importante ajuda e que vêm se refletindo na retomada do comércio, principalmente, nos locais onde as pessoas residem. É uma influência muito importante”.
O Centro Fashion, que vende no atacado e varejo, também organizou sua própria ação de liquidação. O 5º Bazar do Centro Fashion, que vai ocorrer do dia 2 ao dia 6 e de 9 a 13 deste mês tanto para as vendas nas lojas físicas, como na plataforma Feira Digital.
A direção do empreendimento também ressaltou que está seguindo todos os protocolos de biossegurança necessários à contenção da proliferação da Covid-19, contando com equipe de colaboradores e software para controlar a quantidade e a circulação de pessoas no estabelecimento, respeitando as medidas de isolamento social, bem como verificando a adoção das medidas de saneamento.

O que os consumidores buscam

Um levantamento feito pela Social Miner, que tem uma base de 43 milhões de cadastros, em parceria com a Opinion Box, em relação a Semana Brasil, mostrou que quando o assunto é motivação para comprar:

57% disseram que comprariam itens de necessidade com melhor preço;

45% aproveitariam para comprar itens de desejo na promoção;

25% aproveitariam promoções para comprar o que não planejam;

19% antecipariam presentes para datas comemorativas;

Dentre os consumidores que estão mais focados em comprar itens de maior necessidade, com melhor preço, o perfil é

61% mulher

52% homem

A faixa etária mais propensa a fazer compras neste perfil é a que tem 50 anos ou mais (61%) e a que tem entre 30 e 49 anos (58%)

O que faz o cliente desistir da compra

57% frete ruim

40% não confiar na loja

39% prazo de entrega ruim

36% falta de opção de produtos

36% nota baixa em sites de reputação

Fonte: Social Miner

 

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