Logo O POVO+
As oportunidades para ganhar dinheiro no "mundo" do investimento
Economia

As oportunidades para ganhar dinheiro no "mundo" do investimento

| MERCADO FINANCEIRO | Apesar de na economia real os indicadores de preços não estarem beneficiando a cesta de consumo, queda dos juros abre novas oportunidades na renda variável
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Há oportunidades de invetimento em meio à crise (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Há oportunidades de invetimento em meio à crise

O patamar da taxa básico de juros (Selic) do Brasil foi mantido em 2% pelo Banco Central. A série de reduções para conter o avanço da crise cessou e o impacto nos investimentos foi que as opções mais conservadoras, como a poupança, não são mais tão rentáveis. O POVO conversou com especialistas de investimentos e montou um guia de opções para investidores experientes e um bê-a-bá para os novatos.

Apesar do atual cenário de crise na economia real, de recessão, alta do desemprego e de preços de produtos básicos da alimentação, no "mundo" dos investimentos, o cenário mudou e a visão do pós-crise já é prospectada. Thomaz Bianchi, assessor de investimentos da N7 Investimentos, diz que o cenário é positivo para o médio e longo prazo.

Leia tambémPreço do arroz sobe 52% em supermercados de Fortaleza em menos de um mês

Esse é um dos pontos principais: pensar no período em que o dinheiro ficará investido. O imediatismo quando se fala em investimento pode não ser positivo, em especial para iniciantes. "Para o investidor iniciante, é importante ficar um pouco distante de ativos mais complexos, ativos futuros ou de grande risco, tentando arriscar tudo e mudar de vida da noite pro dia. O mercado financeiro tem muitas oportunidades para quem começa investindo pouco, mas com decisões bem calculadas", explica.

 Por causa da pandemia e da crise, muitas pessoas pensam em investir porque saíram de seus empregos e tiveram o salário cortado. E veem no mercado financeiro a forma de fazer o seu dinheiro trabalhar, rendendo mais do que a poupança. Thomaz recomenda que é importante buscar auxílio pra dar o pontapé inicial. Começar com poucos recursos também é possível.

Leia também : Mercado financeiro aumenta estimativa de inflação para 1,94% este ano

"Os acessos para o mercado financeiro são muito bons. O mínimo é o menos importante e o mais importante é ter a disciplina de poupar parte dos seus recursos por mês. E na medida em que as contas comecem a folgar, ir aumentando esse valor e criando uma cultura de poupar", completa.

O investimento pode ser considerado uma possibilidade nova para muitos brasileiros. E, a falta de conhecimento e o medo, podem ser os principais entraves. Carollyne Mariano, sócia na Redoma Invest Consultoria de Investimento, destaca que mesmo com um panorama incerto, não é momento de desespero, pois sabendo planejar os investimentos, é possível obter ótimos lucros.

"A primeira questão a ser levada em conta na hora de investir é que não existe uma fórmula exata sobre o tema; o mais importante é saber qual o principal motivo para guardar o dinheiro, isto é, quais são os objetivos dos investimentos", diz.

Esse novo momento de mercado deve favorecer as empresas instaladas na Bolsa. Isso é o que analisa o vice-presidente da Associação dos Profissionais de Investimentos Nordeste (Apimec), Ricardo Coimbra. Ele ainda diz que a taxa de juros mais baixa, acaba direcionando as pessoas ao mercado de ações. "Empresas saudáveis, com expectativas de lucratividade" atraem investidores que buscam dividendos e rendimentos. E completa: "Em outros países, os cidadãos têm a consciência de, quando há dinheiro sobrando, eles podem investir em grandes empresas e conseguem lucros bem maiores do que deixar seu dinheiro parado na poupança".

O cenario do investidor
O cenario do investidor (Foto: luciana pimenta)

 

CURSOS ON-LINE DE COMO INVESTIR

Aprendendo a Investir na Prática – Capital Research
Neste curso, investidores iniciantes ou potenciais investidores aprendem tudo sobre as principais classes de ativos disponíveis no mercado: ações, fundos imobiliários, fundos de investimento, títulos de renda fixa, ETFs, entre outros.

Gestão de Finanças Básica – Banco Central
Curso online de Gestão de Finanças Básica ensina de forma didática os conceitos de finanças pessoais e investimentos. Com carga horária de 20 horas e aulas online, ele pode ser facilmente assistido em 2 dias. A inscrição no curso é gratuita.

Educação Financeira para Jovens – CVM
É destinado para quem precisa organizar sua vida financeira. O conteúdo das aulas são introdutórios e abordam temas como consumo consciente, orientação do planejamento financeiro, importância de investir e muito mais.

Cursos da B3
A B3 Educação oferece cursos detalhado sobre os tipos de investimentos disponíveis. Desde os aspectos introdutórios da Renda Fixa, com detalhes conceitos como Tesouro Direto, CDB, ETF e FIDC. Também sobre Renda Variável, com o objetivo apresentar os conceitos introdutórios sobre esse tipo de investimento. Durante as aulas, os alunos verão temas como processos de liquidação de ações, BDR e ADR, ETF e FII na Bolsa de Valores. É possível ver informações sobre Derivativos e Commodities.

O que você achou desse conteúdo?