Logo O POVO+
Estado orienta municípios sobre dados para vacinação contra Covid-19
Economia

Estado orienta municípios sobre dados para vacinação contra Covid-19

| Prazo até amanhã| O Módulo Covid-19 irá reunir dados dos brasileiros vacinados contra a Covid-19. Secretaria preparou tutorial
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MINISTRO Eduardo Pazuello em Manaus:
Foto: Euzivaldo Queiroz/ Especial para o MS MINISTRO Eduardo Pazuello em Manaus: "Todos os estados receberão simultaneamente as vacinas"

Em mais uma etapa da preparação para a campanha de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) orienta os 184 municípios cearenses quanto ao acesso ao Módulo Covid-19, do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que funcionará como banco de dados geral dos brasileiros vacinados contra a doença. Para ter acesso a ele, profissionais de saúde vacinadores e responsáveis pela digitação dos dados têm até amanhã, 13, para fazer novo cadastro no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA).

"Nesse momento nós estamos nos preparando para cadastrar todos os estabelecimentos de saúde que vão realizar a vacinação de Covid-19 no Estado. Para isso, é necessário ter um acesso, uma permissão, para inserir os dados da vacinação no novo programa que o Ministério da Saúde (MS) desenvolveu, que é o Novo S-IPNI", afirma Ricristhi Gonçalves, coordenadora de Vigilância e Prevenção a Saúde da Sesa.

A coordenadora destaca a importância dessa etapa para que as unidades de saúde comecem a vacinação quando os imunizantes chegarem ao Ceará. "A Sesa preparou um tutorial bastante simples de como ele faz esse cadastro e de como inserir as informações nesse sistema oficial", afirma.

Os profissionais que já são cadastrados no e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) e no SI-PNI atual deverão realizar novo cadastro no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso. Após o Ministério da Saúde disponibilizar o novo SIPNI, os operadores devidamente cadastrados serão vinculados às respectivas unidades de saúde para digitar os dados dos vacinados no Módulo Covid-19.

Presente na apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 no Amazonas nesta segunda, 11, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 terá início três ou quatro dias após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial de algum dos imunizantes que estão em análise.

Leia também: Camilo proíbe festa de Carnaval e cancela ponto facultativo

"Todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. A vacina vai começar no Dia D, na hora H, no Brasil. No primeiro dia que chegar a vacina ou que a autorização for feita, a partir do terceiro ou do quarto dia, já estará nos estados e municípios para inciar a vacinação", afirmou. O general reforçou ainda que a vacina será gratuita e, "no que depender do presidente da República e do Ministério da Saúde", não será obrigatória.

A Portaria nº 1833 de 4 de novembro de 2018 define o cadastramento dos estabelecimentos de saúde enquadrados como Central de Abastecimento e de estabelecimentos que realizam Serviço de Imunização no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES).

Dos 184 municípios do Estado, 141 já estão cadastrados, e os demais estão com o procedimento em andamento. Além de cadastrar as centrais de abastecimento municipais, as unidades de saúde do Estado que possuem salas de vacina devem enquadrar o "Serviço 174 - Imunização" e a "Classificação 001 - Indivíduos em Geral".

Leia também: Com 2ª onda, janeiro pode ser pior mês da pandemia no Brasil

O procedimento é necessário para garantir a rastreabilidade dos imunobiológicos adquiridos e distribuídos pela Coordenação Geral do PNI. Dessa forma, todos os municípios devem estar com o cadastro dos profissionais de saúde em dia.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

O que você achou desse conteúdo?