Na última semana, Ceará registrou aumento de 11% no número de casos e de 50% no número de óbitos por Covid-19. O balanço foi divulgado na noite de ontem, 29, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Quatro das cinco regiões do Estado apresentaram aumento de casos. A situação tem deixado o governador Camilo Santana (PT) "em alerta". Ele diz que novas medidas restritivas para frear o aumento da pandemia devem ser tomadas no Estado.
Na semana epidemiológica 3, de 17 a 23 de janeiro, foram confirmados 5.126 casos e 54 óbitos. A região de saúde de Fortaleza registrou aumento 18,4% nos casos e redução de 4,3% nos óbitos. Outras regiões também registraram aumento: Norte (aumento de 12,5% nos casos e 100% nos óbitos), Litoral Leste (aumento de 6,4% nos casos e 200% nos óbitos), Sertão Central (aumento de 7,1% de casos e 200% de óbitos). Apenas o Cariri registrou redução de 3,7% nos casos e mesmo número de óbitos em relação à semana anterior.
Das 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Estado, 21 apresentam incremento de casos em 15 dias (de 20/12 a 02/01) com relação à quinzena anterior (03/01 a 16/01). "Com exceção de Russas, todas as ADS tiveram incremento de casos novos. É importante esse alerta para que as pessoas não relaxem nas medidas de prevenção", alertou Ricristhi Gonçalves, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa.
LEIA TAMBÉM: Vacina Johnson & Johnson tem eficácia global de 66% e aplicação em dose única
"Tivemos 69 municípios com registro de óbitos. O que representa 60% a mais do que foi registrado na semana passada", frisou. Em 2021, até o dia 23, foram registrados 237 óbitos por Covid-19 em 69 (37,5%) municípios. A maioria dos óbitos (75%) foi de pessoas com 60 anos ou mais, do sexo masculino (58,6%) e com doenças crônicas pré-existentes (71,1%).
Conforme atualização feita às 17h02min desta sexta no IntegraSUS, o Estado soma 370.300 casos confirmados e 10.465 mortes em decorrência da doença. Não foi registrado óbito nas últimas 24 horas.
O governador anunciou que novas medidas sanitárias serão estabelecidas após a realização de mais reuniões do Comitê Estadual de Combate à Covid-19. Ele diz que será publicado Decreto Estadual específico para o período do Carnaval no qual a recomendação atual para evitar a circulação entre a Capital e o Interior será obrigatória.
LEIA TAMBÉM: Covid-19: 90 municípios cearenses são notificados a apresentar plano de vacinação
O decreto vigente, publicado na quinta-feira, 21, recomenda a não realização de viagens, proíbe áreas de lazer fechadas em condomínios de praia e aumenta o controle e fiscalização nos espaços comuns e equipamentos de lazer em condomínios residenciais. Além disso, documento determina interdição imediata de estabelecimentos que descumprem medidas sanitárias.
Conforme o governador, os profissionais de saúde do comitê apresentaram dados que mostram "preocupante" aumento de casos. "Essa situação tem nos deixado em alerta, inclusive para tomar novas medidas restritivas que visem frear esse aumento. Ficou definido que o atual decreto será renovado, enquanto serão realizadas mais reuniões, desde o início da semana, para estabelecer novas medidas", explicou.
LEIA MAIS: "Nós estamos servindo de laboratório para o vírus"
Camilo informou que o Governo Federal irá adquirir os 54 milhões de doses da Coronavac, do Butantan, para distribuir aos estados. "Essa é uma ótima notícia e nos dá perspectiva de receber novas doses nos próximos dias", projeta.