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#VaiDarCerto: campanha espontânea engaja população no combate à pandemia
Economia

#VaiDarCerto: campanha espontânea engaja população no combate à pandemia

Mais do que ganhar mais clientes, ação demonstra preocupação social das empresas e motiva participação de colaboradores e consumidores
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Asa Sul, além da fachada, confeccionou máscaras e adesivos com a frase (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Asa Sul, além da fachada, confeccionou máscaras e adesivos com a frase

Vai dar certo. Fortaleza tem visto esta frase pelas ruas há um bom tempo. Escrita corretamente ou, como na maioria das vezes, não. Mas o ditado que faz parte do vocabulário do cearense tomou proporções ainda maiores nas últimas semanas, quando um grupo de empresários resolveu adotar a frase para motivar a população no combate à pandemia. E tem dado certo.

Inspirados nas palavras do médico Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza, que tem na frase uma mensagem de motivação nas lives que faz na internet, os comerciantes iniciaram, cada um por conta própria e sem combinar sequer o layout do #VaiDarCerto, a instalação de letreiros, adesivação de vitrines e pinturas. A resposta foi imediata, especialmente nas redes sociais: fotos das fechadas compartilhadas, poses na frente das letras e muitas mensagens de apoio.

Mundo Pet foi uma das primeiras lojas da Capital a empregar a ação do #VaiDarCerto
Mundo Pet foi uma das primeiras lojas da Capital a empregar a ação do #VaiDarCerto (Foto: Aurelio Alves)

"As pessoas enxergaram verdade no depoimento do doutor Elias e viram que aquilo ali realmente poderia ser interessante pra passar uma mensagem pro público", descreve Bruno Leitão, professor de Marketing da Faculdade CDL.

Espontânea, orgânico, viral... A descrição do modo como o #VaiDarCerto tomou conta das ruas e virou assunto entre os fortalezenses é apontada assim por especialistas em Marketing os quais, destacando a gravidade da pandemia no Estado, concordam que a intenção das empresas foi realmente motivar as pessoas a superar o momento atual.

"Quando a gente percebe o momento que o mundo está passando, o correto é se colocar no lugar dele e transbordar. Eles trabalham frases de impacto e que vão ao encontro com o que os clientes esperam e passam a gerar valor emocional, criam um vínculo emocional", analisa Jaimes Alencar, professor e pesquisador de Marketing da Universidade de Fortaleza.

O sentimento gera o engajamento das pessoas, que buscam disseminar as ideias positivas e dão mais corpo ao movimento, que é visto como necessário tanto pelos organizadores individuais quanto pelos especialistas.

"No meio de tanta coisa grave que a gente está vivendo, de manter a crença de que as coisas vão melhorar, cria uma 'vibe' mais positiva na sociedade", aponta a especialista em estratégias digitais e professora universitária Nayane Monteiro.

A disposição em motivar as pessoas também sinaliza um papel importante nas iniciativas das empresas, segundo os especialistas. Afinal, campanhas como a #VaiDarCerto só emplacam quando os consumidores enxergam os ideais expostos na fachada fazendo parte da cultura da marca.

"A partir do momento que eu me coloco sobre um assunto e estabeleço conexão com o cliente, é preciso que isso seja verdadeiro. Não adianta criar a abordagem e quando o cliente criar o ponto de contato, ele não perceba uma verdade. É o que a gente chama de ruído", observa Jaimes.

As lojas da Normatel também contam com a frase na fachada
As lojas da Normatel também contam com a frase na fachada (Foto: Aurelio Alves)

Nayne exemplifica afirmando que os cuidados sanitários devem fazer parte do dia a dia das empresas que aderiram ao #VaiDarCerto, representando o cuidado delas com a vida de funcionários e clientes, mostrando que as orientações da ciência são cruciais para sair da crise sanitária gerada pela pandemia. Caso contrário, de posse das informações que têm atualmente, os clientes agirão de forma contrária à esperada.

E a punição é severa, como alerta Bruno Leitão: "Quando a campanha gera alguma desconfiança, quando aquela causa ali não se torna tão verdadeira, as pessoas passam a cancelar essas marcas na internet".

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