Hoje, 26, Fortaleza dá início à vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19. Os primeiros contemplados serão cerca de 100 jovens que solicitaram aplicação em domicílio. No sábado, começa a vacinação do público geral dessa faixa etária nos pontos de aplicação. Quase 40 mil adolescentes de 16 e 17 anos já foram agendados.
As informações foram divulgadas ontem, 25, por meio das redes sociais pelo prefeito José Sarto (PDT). Os adolescentes cadastrados na condição de restritos ao leito na Capital devem aguardar a chegada das equipes de saúde em casa. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), elas atuarão no horário das 8 às 17 horas.
Iniciaremos nesta quinta-feira (26/8) a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, começando pelos que estão restritos ao leito. Cerca de 100 jovens que sinalizaram a condição serão atendidos em domicílio pelas equipes de saúde.
— Sarto (@sartoprefeito12) August 25, 2021
Em Fortaleza, mais de 151 mil cadastros do público entre 17 e 12 anos já foram realizados para imunização contra a Covid-19. Os dados são da última atualização da plataforma IntegraSuS, da Sesa, às 20h19min de hoje.
Em comparação aos dados da manhã de ontem, houve um aumento de 22 mil cadastrados realizados na plataforma. Com isso, foi contabilizados acréscimo de 129.416 novos registros no sistema ao longo do dia.
Leia também: Crato lidera ritmo da vacinação contra Covid-19 entre as cidades do triângulo Crajubar
"Fiquem atentos às listas que estaremos publicando nas próximas horas com o agendamento do sábado. Teremos mais de 60 postos funcionando. Se você não se cadastrou, se cadastre", alertou o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Erlemus Soares, em transmissão nas redes sociais na manhã de ontem.
As listas com os nomes dos adolescentes serão divulgadas no site Coronavírus Fortaleza, no site Vacine Já ou app Mais Saúde Fortaleza. Para ter acesso ao agendamento da vacinação, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Na primeira lista contemplando adolescentes, para o sábado, consta a marcação da primeira dose para 39.984 pessoas desse grupo etário. São pessoas nascidas entre 26 de agosto de 2003 a 10 de abril de 2005.
Em paralelo à vacinação dos mais jovens, a Prefeitura de Fortaleza informou que segue vacinando a população geral por idade com primeira (D1) e segunda doses (D2). Neste momento, além da aplicação da segunda dose, estão sendo realizados reagendamentos de primeira dose da população de 18 a 39 anos, que não puderam comparecer na convocação anterior.
Para amanhã, 27, Prefeitura reagendou, para a primeira dose, 32.807 pessoas nascidas de setembro de 1981 a dezembro de 1993. Além deles, 11.287 pessoas foram agendadas para segunda dose. No sábado, 28, haverá repescagem para nascidos entre novembro de 1981 a abril de 2005.
Leia também: Ceará tem 24% da população vacinada contra a Covid-19
Em Fortaleza, mais de 100 pontos de vacinação, entre postos de saúde, os quatro Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim e José Walter), Centro de Eventos, Sesi Parangaba e shoppings Iguatemi, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, estarão recebendo a população para aplicação da vacina contra a Covid-19.
Na campanha de imunização contra o novo coronavírus no Brasil, apenas a vacina da Pfizer/BioNTech é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em adolescentes.
Pelo menos nove capitais brasileiras já começaram a vacinação de adolescentes. São elas: São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Brasília (DF), São Luís (MA) e Porto Alegre (RS).
Sarto informou ainda que 90% da população adulta já recebeu a D1 (1.710.708 pessoas). Destes, 39,4% está com o ciclo vacinal completo. Sendo que 735.266 pessoas receberam a D2 e 26.992, a dose única. (Colaborou Mirla Nobre/Especial para O POVO)