Logo O POVO+
Fortaleza é a única capital do Nordeste preparada para receber 5G
Economia

Fortaleza é a única capital do Nordeste preparada para receber 5G

| Telecom | Estudo da Conexis aponta cidades cujas legislações são favoráveis à instalação das antenas para a nova geração de telefonia móvel
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Necessidade de mais antenas para o 5G é prevista na legislação da capital cearense (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Necessidade de mais antenas para o 5G é prevista na legislação da capital cearense

A menos de um ano da chegada do 5G nas capitais, como prevê o leilão da nova geração de telefonia móvel no Brasil que acontece hoje, 4, a Conexis demonstrou que apenas sete capitais brasileiras estão preparadas para receber a nova tecnologia. Fortaleza é uma delas e a única capital nordestina.

A Lei Geral das Antenas é a referência para classificar as cidades no estudo feito pela entidade que congrega as operadoras de telecomunicações. A legislação vigente na capital cearense se adequa às necessidades, pois "O 5G vai exigir de cinco a 10 vezes mais antenas que o 4G, considerando a mesma área de cobertura, mas são antenas pequenas que podem ser instaladas nas fachadas dos edifícios", segundo explica o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Juntamente com Fortaleza, Boa Vista, Brasília, Curitiba, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho são as capitais mais preparadas para o 5G, hoje. Já Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo estão em diálogo com as operadoras e pretendem fazer mudanças em suas leis para que elas se tornem aderentes à legislação federal, de acordo com Ferrari.

A atenção sobre as legislações nas capitais se dá porque essas cidades serão as primeiras a contar com o 5G, conforme o edital do leilão. A partir de julho de 2022, todas as 27 deverão dispor do sinal em uso, mas uma legislação incoerente com a aplicação deve gerar empecilhos.

Ao O POVO, a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) comemorou a classificação da cidade e observou que a adequação à lei federal foi feita ainda em 2017. Com a nova lei, a Prefeitura buscou simplificar o processo, "passando a exigir dos empreendedores a autodeclaração de informações técnicas relevantes e pode ser emitida, na maior parte dos casos, por meio do Licenciamento Digital Auto Declaratório, nascido no mesmo período."

"A governança digital de Fortaleza é hoje um grande ganho que a cidade tem. Esse caso é apenas um dos muitos em que Fortaleza está à frente de outras cidades do país pelo que oferece em desburocratização e transparência", ressalta a secretária Luciana Lobo, titular da Seuma.

O professor Moacyr Regys, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), ressalta que ter Fortaleza já apta para receber a nova geração de telefonia deixa as demais cidades da Região Metropolitana em alerta, uma vez que, após as capitais, as cidades de maior porte serão os alvos da ampliação do sinal.

"Um dos benefícios que se dá, principalmente na nossa região metropolitana, que tem muita indústria, é a aplicação do 5G na indústria 4.0, tornando as fábricas cada vez mais automatizadas, gerando benefício e desenvolvimento para a região", destaca.

 

O que você achou desse conteúdo?