Logo O POVO+
Fortaleza está com 50 bairros com tecnologia 5G
Economia

Fortaleza está com 50 bairros com tecnologia 5G

|Depois de 10 dias | Implementação do sinal foi gradativa. No primeiro dia, apenas quatro bairros haviam recebido a cobertura
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CONSUMIDOR, aos poucos, começa a ter acesso à nova tecnologia (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA CONSUMIDOR, aos poucos, começa a ter acesso à nova tecnologia

Após 10 dias da chegada da quinta geração de internet móvel (5G), todos os 50 bairros prometidos pelas operadoras, finalmente estão com o sinal ativado. Na data marcada para o início, último dia 5 de setembro, apenas quatro localidades estavam com a cobertura estabelecida.

Assim, Tim está operando em 31 bairros, Vivo em 18 e Claro em 19. Um total de 13 bairros tem cobertura simultânea de pelo menos duas operadoras, enquanto os bairros Aldeota, Dionísio Torres, Meireles, Mucuripe e Praia do Futuro estão com cobertura de sinal 5G das três empresas de telecom.

A nova rede está disponível para todos os clientes das operadoras, bastando ter um smartphone compatível e homologado e estar dentro da área de cobertura. As empresas afirmam que gradativamente outras áreas serão atingidas, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel.

A Tim informa que todos os seus clientes, sejam pré-pago, controle, pós-pago ou empresa, com um TIM chip (pode ser o 4G), com aparelho compatível e dentro da área de cobertura, pode usar a tecnologia sem nenhum custo adicional. 

"Para as primeiras semanas de operação, temos um feedback positivo, chegando a cerca de 12% do total de tráfego de dados nas localidades de Fortaleza cobertas com o 5G. Registramos taxas médias de transferência em 390Mbps e picos superiores a 1 Gbps."

A empresa reforça que a presença 5G no Estado terá um aumento gradativo, tanto em cobertura, quanto na qualidade do serviço. "Seguimos com um cronograma de implementação que prevê, inclusive, a ampliação de rede para outras cidades."

A Claro, presente em 19 bairros, destaca que a sua área de cobertura está disponível em seu site, caso o usuário tenha alguma dúvida. "Essa é apenas a fase inicial. A Claro continuará expandindo sua rede de 5G+ e chegará gradativamente a outras áreas de Fortaleza e do Brasil."

Além de Fortaleza, atualmente, outras 14 capitais já contam com o sinal em operação: Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre, João Pessoa, Natal e Recife.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também autorizou a partir do próximo dia 19 a ativação em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.

Veja os 50 bairros que conectarão ao 5G em Fortaleza, por operadora

Apenas pela Tim:

  1. Alagadiço
  2. Carlito Pamplona
  3. Damas
  4. Fátima
  5. Itaperi
  6. Jacarecanga
  7. Jardim América
  8. Jóquei Clube
  9. Manuel Sátiro
  10. Maraponga
  11. Mondubim
  12. Pan Americano
  13. Parangaba
  14. Parque Manibura
  15. Parque Santa Rosa
  16. Quintino Cunha
  17. Rodolfo Teófilo
  18. São João do Tauape
  19. Vicente Pizón
  20. Vila Peri

Apenas pela Vivo:

  1. Antônio Diogo
  2. Benfica
  3. Jardim das Oliveiras
  4. José Bonifácio
  5. José de Alencar
  6. Praia de Iracema

Apenas pela Claro:

  1. Barra do Ceará
  2. Barroso
  3. Bom Jardim
  4. Cristo Redentor
  5. De Lourdes
  6. Dom Lustosa
  7. José Walter
  8. Manuel Dias Branco
  9. Parque Dois Irmãos
  10. Siqueira
  11. Varjota

Pela Claro, Tim e Vivo, simultaneamente:

  1. Aldeota
  2. Dionísio Torres
  3. Meireles
  4. Mucuripe
  5. Praia do Futuro

Somente pela Claro e pela Tim:

  1. Vila União

Somente pela Claro e pela Vivo:

  1. Centro
  2. Cocó

Somente pela Tim e pela Vivo:

  1. Cidade dos Funcionários
  2. Edson Queiroz
  3. Joaquim Távora
  4. Luciano Cavalcante
  5. Papicu

Saiba a lista de aparelhos celulares que conectam ao 5G

Independente da operadora, o usuário deve ficar atento pois nem todos os aparelhos possuem tecnologia para recepcionar o sinal 5G. Dentre as marcas, a Apple possui lista com 9 aparelhos compatíveis, a Samsung tem 28. Outras empresas como Xiaomi (13), Motorola (17), Asus (6), Realme (5), TCL (1), Zebra Technologies (1), Nokia (1), e Positivo (1) também possuem opções.

Apple

iPhone 12
iPhone 12 Mini
iPhone 12 Pro
iPhone 12 Pro Max
iPhone 13
iPhone 13 Mini
iPhone 13 Pro
iPhone 13 Pro Max
iPhone SE

Samsung

Galaxy A13
Galaxy A22 5G
Galaxy A23 5G
Galaxy A32 5G
Galaxy A33 5G
Galaxy A52 5G
Galaxy A52s 5G
Galaxy A53 5G
Galaxy A73 5G
Galaxy M23 5G
Galaxy M33
Galaxy M52
Galaxy M53
Galaxy Note 20 5G
Galaxy Note 20 Ultra 5G
Galaxy S20 FE
Galaxy S21
Galaxy S21 FE
Galaxy S21 Ultra
Galaxy S21+
Galaxy S22
Galaxy S22 Ultra
Galaxy S22+
Galaxy Z Flip 3
Galaxy Z Fold 2
Galaxy Z Fold 3
Galaxy Z Fold 4
Galaxy Z Flip 4

Xiaomi

Mi 10T
Mi 10T Pro
Mi 11
Poco F3
Poco M3 Pro
Poco M4 5G
Poco X4 Pro 5G
Redmi 10 5G
Redmi Note 10 5G
Xiaomi Redmi Note 11 Pro 5G
Xiaomi 11 Lite 5G NE
Xiaomi 12
Xiaomi 12 Lite 5G

Motorola

Moto G 5G
Moto G 5G Plus
Moto G50 5G
Moto G62 5G
Moto G82 5G
Moto G100
Moto G200
Moto G50 5G
Moto G71
Motorola Edge
Motorola Edge Plus
Motorola Edge 20
Motorola Edge 30
Motorola Edge 30 Ultra
Motorola Edge 30 Fusion
Motorola Edge 20 Lite
Motorola Edge 20 Pro

Nokia

Nokia G50

Positivo Tecnologia

Infinix ZERO 5G

Lenovo

Lenovo Legion Phone Duel

Asus

ROG Phone 5
ROG Phone 5s
Zenfone 8
Zenfone 8 Flip
ROG Phone 3
Zenfone 7

Realme

Realme GT 2 Pro
Realme 8 5G
Realme GT Master Edition
Realme 9 Pro +
Realme 7 5G

TCL

TCL 20 Pro 5G

Zebra Technologies

Zebra TC15

 

Como saber se meu aparelho aceita o 5G

Assim como aconteceu na época da evolução do 3G para o 4G, os smartphones precisam vir com um receptor pronto para a nova tecnologia logo ao sair da fábrica, o que significa que o seu aparelho atual pode não ser compatível com a rede.

Em 2021 foi divulgada uma lista de aparelhos disponíveis que possuíam compatibilidade com a tecnologia, mas essa relação está, evidentemente, em atualização. Confira os modelos que atualmente possuem a tecnologia e aprenda a acompanhar as atualizações no site da Anatel.

Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi, Realme, TCL, Infinix e ASUS possuem aparelhos compatíveis com preços que vão de R$ 1.333 (Samsung A23 5G) a R$ 12.599 (Galaxy Z Fold 2 5G), de acordo com preços cotados em agosto de 2022.

Velocidade superior vai gerar oportunidades de negócios

O que mais se deve perceber ao usar o 5G é a velocidade de entrega ao usuário final. Como exemplo, podemos usar a taxa de downloads, que sai dos 20Mb para quase 1Gb por segundo.

Outra aplicabilidade esperada do 5G é o uso em indústrias, centros de distribuição, agronegócio, portos e aeroportos, agilizando a operação e tornando a entrega dos produtos e serviços mais ágil.

Experiências pilotos já são conhecidas na indústria automotiva e lavouras pelo Brasil, inclusive.

 

Tecnologia 5G: o que significa?

A tecnologia 5G é a nova geração de internet móvel, ou seja, uma evolução da conexão 4G atual. Mais do que isso, ela é a promessa de uma revolução tecnológica, pois trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.

Ou seja, o usuário também vai usufruir da conexão de objetos à internet, tais como celular, relógio, TV, carros e até semáforos. Essas inovações já são utilizadas com a atual tecnologia 4G, mas é esperada uma significativa melhoria na conexão, possibilitando outros produtos inovadores e utilidades domésticas.

Como funciona a internet 5G?

As redes 5G funcionam por meio das ondas de rádio, assim como as outras redes móveis. No entanto, a abrangência dessa quinta geração é bem maior do que as anteriores (entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 GHz).

As antenas da rede 5G são acopladas às antenas já existentes mas adaptadas para funcionar paralelamente à nova infraestrutura de conexões. As antenas menores, com alcance de poucos metros, repetem o sinal dos dispositivos locais e o redireciona para uma estação central.

Já as antenas replicadoras, aquelas instaladas em postes ou em prédios altos, são aquelas capazes de cobrir distâncias de até 250 m. A novidade é um mecanismo que focaliza o sinal em vez de emiti-lo para todas as direções, e essa direção será definida pela demanda de dispositivos que requisitarem a conexão. Com isso, a capacidade de cada antena será utilizada de forma inteligente.

Antecipação e atrasos da chegada do 5G

A chegada do 5G estava prevista para ocorrer apenas no fim de setembro de 2022. A antecipação ocorreu porque o número de pedidos para instalação de antenas foi o triplo do esperado.

A ativação ocorreu primeiramente em Brasília, no dia 6 de julho de 2022. Em Fortaleza, a previsão de chegada era para o mês de agosto mas atrasou, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em audiência realizada na Assembleia Legislativa de Fortaleza.

A antecipação da chegada do 5G no Brasil ocorreu porque segundo as regras do edital que regula a implementação da tecnologia, seriam necessárias, no mínimo, 462 estações na primeira fase (uma antena para cada 100 mil habitantes das capitais brasileiras).

No entanto, a Anatel recebeu muitos pedidos de licenciamento em pouco tempo, o que fez com que o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaspi), ligado ao órgão, liberasse logo a ativação do sinal. (Colaborou Samuel Pimentel)

 Para saber mais sobre 5G

Para saber mais sobre como a tecnologia 5G tem impactado outros setores e se inteirar a respeito do que aconteceu até chegarmos a esse momento, acesse a seleção de matérias atualizadas no O POVO e fique por dentro do assunto que ainda vai dar muito o que falar!

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?