Ciente do interesse dos investidores que planejam produzir hidrogênio verde (H2V) e derivados em participar do primeiro leilão da área promovido pelo governo da Alemanha, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) garantiu que é capaz de certificar a produção feita no Brasil.
A certificação garante que o processo de produção dos insumos teve aplicação de energia renovável (eólica e solar). A afirmação foi feita em uma carta aberta publicada na última sexta-feira, 3, na qual diz que "atuará como apoiadora estratégica das empresas interessadas em participar do leilão e certificadora no caso dos possíveis vencedores."
"Como operadora do mercado brasileiro de energia, a CCEE tem acesso a todos os registros de contrato de energia elétrica no Brasil, com gestão da medição de geração e consumo da energia em todo o território nacional. Dessa forma, a organização consegue ter em sua base de informações detalhes acerca do processo de geração de todos os agentes e, neste caso, também dos possíveis operadores do H2V no país", diz a nota da CCEE publicada na última sexta-feira, 3.
Amônia verde, metanol verde e combustível de aviação sustentável - produzidos a partir do uso de energias renováveis e zero emissão de carbono - devem fazer parte dos insumos visados pela H2Global, que organiza o certame.
Alvo de 24 iniciativas relacionadas ao hidrogênio verde (número de memorandos de entendimento já assinados entre iniciativa privada e poder público), o Ceará está de olho nesse leilão da Alemanha, vide o interesse das empresas que querem produzir os insumos a partir da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
A EDP Brasil, responsável pela geração da primeira molécula de H2V do Nordeste em uma planta instalada no Complexo do Pecém, já afirmou que deve participar do leilão da Alemanha a partir da usina instalada no Ceará, como O POVO informou em primeira mão.
Com a investida internacional, a expectativa é de que o projeto de hidrogênio da EDP no Estado deixe de ser apenas um projeto piloto e tomem projeções de grande porte. A contemplação pelo leilão, por exemplo, assegura a compra da produção em larga escala.
Ceará
Com 24 memorandos assinados com a iniciativa privada, o Ceará está de olho no leilão da Alemanha como forma de assegurar comprador para a produção local