A persistência da concentração da pobreza na área rural do Ceará será alvo de debate entre especialistas cearenses e pesquisadores de Israel. Hoje, o Estado tem 66% dos mais pobres vivendo no campo, alerta a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).
"É um número que não gostaríamos que existisse", admite Amílcar Silveira, presidente da Faec.
No Estado, o agronegócio emprega quase 1 milhão de pessoas, segundo ele, e pouco mais de 20% da população está nas áreas rurais.
Os trabalhos da Faec, reforça Amílcar, visam o crescimento desses habitantes, na tentativa de "formar uma nova classe média rural" no Ceará.
Para isso, entre as iniciativas, a Faec participa do Simpósio Ideias e Práticas de Pedro Sisnando Leite, que acontece no dia 6 de agosto, entre 9h e 18h, no Auditório José Flávio Costa Lima da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
O evento vai contar com os pesquisadores israelenses Raphael Bar-El, professor emérito da Universidade Ben-Gurion, David Bentolila, do Centro Acadêmico Ruppin, e Dafna Schwartz, do Centro Acadêmico Peres.
Israel é reconhecida internacionalmente como uma das nações de melhor gestão dos recursos hídricos, além de ser uma potência mundial em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Utilização de recursos hídricos, inclusive, será um dos temas abordados pelos acadêmicos no evento. Os demais são industrialização rural e inovação em pequenas e médias empresas.
As experiências já em curso no Ceará serão apresentadas por lideranças locais. O presidente da Faec, Amílcar Silveira, falará sobre a importância da inovação para a transformação do meio rural cearense no painel “Uma nova abordagem para o desenvolvimento regional com redução da desigualdade”.
O presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Raimundo Costa Filho, o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, já têm presença confirmada.
Representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Banco do Nordeste também são esperados.
Ao término do simpósio, o ex-governador e ex-senador do Estado, Tasso Jereissati (PSDB), será homenageado com a medalha Pedro Sisnando Leite, pela Faec.
O político esteve à frente do Executivo estadual entre 1987 e 1991 e 1995 e 2002. No Senado, ele cumpriu mandatos entre 2003 e 2011 e 2015 e 2023.
O quê? Simpósio Ideias e Práticas de Pedro Sisnando Leite
Data: 6 de agosto
Hora: Das 9h às 18h.
Local: Auditório José Flávio Costa Lima- Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec)
medalha
Ao término do simpósio, o ex-governador e ex-senador do Estado, Tasso Jereissati (PSDB), será homenageado com a medalha Pedro Sisnando Leite, pela Faec