Logo O POVO+
Alckmin anuncia adesão a sistema de impacto, polo automobilístico e eólicas no Ceará
Economia

Alckmin anuncia adesão a sistema de impacto, polo automobilístico e eólicas no Ceará

Em relação à adesão ao sistema, o gerente de fomento econômico da Adece, Eduardo Neto, afirma que o objetivo é fortalecer a economia de impacto nos estados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza, CE, BR 29.09.23 - Vice-Presidente Geraldo Alckmin em entrevista ao Grupo O POVO de Counicação  (Fco Fontenele/OPOVO) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Fortaleza, CE, BR 29.09.23 - Vice-Presidente Geraldo Alckmin em entrevista ao Grupo O POVO de Counicação (Fco Fontenele/OPOVO)

O Ceará deve receber o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para uma série de agendas. Uma delas será o anúncio da adesão do Estado ao Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto). 

Além disso, será apresentado um investimento no setor automobilístico, em Horizonte. Essa nova planta industrial deverá ocupar o espaço deixado pela Troller.

Alckmin também irá participar de evento que marca o lançamento de uma série de investimentos da Vestas no Estado, que soma R$ 130 milhões.

Em relação à adesão ao Simpacto, o gerente de fomento econômico da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neto, afirma que o objetivo é fortalecer a economia de impacto nos estados. 

"Isso é feito através do fomento ao crédito, da criação de novos negócios e do desenvolvimento de políticas públicas pelos entes federativos para fortalecer essa economia [...] É um grande guarda-chuva que possibilita a realização de projetos, ações e programas que favoreçam a economia de impacto."

A expectativa, portanto, é que os negócios possam contribuir com o Estado na resolução de problemas sociais, o que inclui iniciativas nas áreas de moradia, educação, sustentabilidade, entre outras. 

Todavia, ainda não há previsão de aporte de recursos e, por isso, se configura como um termo de cooperação.

Sobre hidrogênio verde, tema forte no Ceará, Eduardo Neto explica que é importante fazer uma conexão entre o sistema de impacto e a economia verde, pois são assuntos interligados devido às estratégias de mitigação de impactos sociais e ambientais.

"Ao buscar um insumo ou fornecedor, as empresas (as preocupadas com sustentabilidade) dentro de sua política de governança, acabam preferindo parceiros que têm como foco os negócios de impacto. Isso cria uma cadeia que é alimentada por negócios de impacto, economia verde, economia circular e sustentabilidade como um todo."

Já levando em consideração a busca pela igualdade de gênero, o gerente de fomento econômico da Adece ressalta que já existe uma lei para implementar essas ações, porém, ainda precisa de avanços. 

"A política está desenhada, mas agora, com este acordo, teremos condições de desenvolver os projetos, ações e iniciativas dentro da política pública que favoreçam esses empreendedores."

Investimentos em energias renováveis

A indústria de aerogeradores deve ampliar sua linha de produção - atualmente baseada em Aquiraz, visando atender a demanda das empresas de energias renováveis.

O movimento foi adiantado durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Ceará na última sexta, 2, para sanção do marco legal do hidrogênio de baixo carbono, quando o ministro Alexandre Silveira (de Minas e Energia) falou sobre o investimento durante a cerimônia de sanção do marco legal do hidrogênio de baixo carbono.

"A empresa Vestas estará anunciando aqui R$ 130 milhões em investimentos na fabricação de aerogeradores aqui no estado do Ceará. É geração de emprego e renda, é inclusão social, é desenvolvimento para o nosso País", disse o ministro na oportunidade.

Além da presença de Alckmin e da cúpula da empresa, liderada pelo CEO da Vestas para América Latina, Eduardo Ricotta, outras presenças estão confirmadas, como do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), e da embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Bisgaard Pedersen.

Eduardo Ricotta deve anunciar no evento uma série de ações para fortalecer o setor eólico no Brasil e toda cadeia produtiva local.

As medidas incluem transferência tecnológica, e a geração de condições competitivas para favorecer a criação de novos projetos e a manutenção da cadeia robusta de suprimentos local composta por cerca de 100 empresas.

Nova indústria automobilística em Horizonte

O governador Elmano também aproveitou a visita do presidente Lula na semana passada para dar "spoiler" sobre o anúncio de investimento que será feito no Ceará.

Conforme o chefe do Executivo estadual, uma empresa do ramo de peças que atende o setor automobilístico deve ser anunciada.

Ao lado de Lula, Elmano disse que um "grande investimento" será anunciado no novo polo automobilístico de Horizonte para produção de peças dessa indústria.

O movimento está diretamente relacionado a decreto de junho deste ano publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) que instaurou um polo desse segmento no município, que perdeu a fábrica da Troller, após a decisão da Ford de saída de grande parte de sua operação no Brasil.

Na ocasião, ele citou que, em conversa com o presidente, foi dito que era necessário produzir peças desta indústria nacionalmente, a fim de gerar empregos e renda, ajudando diretamente o Ceará. "É assim que o projeto está se estabelecendo", adiantou o governador no palco.

Nessa terça-feira, 6, em Brasília, Alckmin destacou que a indústria é fundamental para o desenvolvimento social e econômico de um país e que o Governo Federal aposta na retomada de políticas de incentivo para alavancar o setor.

"Não tem desenvolvimento social, econômico, ganho de renda, sair de renda média e ir para renda mais alta, salários de melhor valor, se não tiver indústria. A indústria agrega valor e está na ponta da vanguarda tecnológica”, disse.

Ele lembrou ainda da Nova Indústria Brasil (NIB), política que estimula o desenvolvimento nacional até 2033 com sustentabilidade e inovação, e o Mover, que aumenta exigências de sustentabilidade na cadeia automotiva, como exemplo das iniciativas federais inovadoras.

Lula anuncia Expansão do Programa Pé-de-Meia no Estado do Ceará | O POVO NEWS

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?