O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), quer a finalização das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da nova linha Aeroporto-Castelão antes da Copa do Mundo Feminina, que terá Fortaleza como uma das sedes entre junho e julho de 2027.
A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira, 24 de julho, e a previsão é de concluir em até 24 meses (dois anos). Este trecho expande uma rota que já está em construção, e que vai da estação Expedicionários até o terminal internacional Pinto Martins.
“Nós temos que terminar antes, porque nós temos a Copa do Mundo. E quero me comprometer com as empresas: vocês podem avançar, que não faltará recurso para pagar as medições que os senhores realizarem, para essa obra concluir o mais rápido que nós pudermos.”
O investimento aproximado é R$ 181 milhões, com geração de 350 empregos diretos. A nova linha compreende um trecho de 5,1 km, cerca de 12 minutos, e estima a inclusão de duas novas estações: a do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e a chamada Castelão.
Além disso, o vencedor da licitação é o consórcio formado pelas empresas Vipetro Construções e Montagens Industriais, Construtora Gaspar e MPE Engenharia e Serviços. Vale lembrar que a obra é esperada desde a Copa do Mundo de 2014.
Outro ponto é que a extensão da linha será 2,7 km em elevado e 2,4 km em nível.
O secretário da Infraestrutura, Hélio Winston, ressaltou a importância de se ter um alcance crescente da malha metroviária do Estado. “Vamos chegar aos 100 km de malha metroviária com as novas obras, sendo a maior do Nordeste. Isso quem ganha é a população.”
Por outro lado, o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro relembrou que a iniciativa de se criar esta linha foi peça chave na escolha de Fortaleza como cidade-sede para a Copa do Mundo Feminina de 2027.
“Nós tivemos o privilégio de anunciar essa licitação e isso foi fundamental para que fôssemos escolhidos. Apenas o Maracanã, no Rio de Janeiro, e a Arena Itaquera, em São Paulo, também possuem essa opção de mobilidade”, disse.
Com capacidade de 360 passageiros por VLT, as duas novas estações estarão diretamente ligadas a sete bairros de Fortaleza, além de englobar indiretamente outros 37 bairros da cidade e outros municípios da Região Metropolitana como Caucaia, Maracanaú e Pacatuba. A expectativa é de atender 35 mil pessoas por dia.
Isso porque também será conectada à estação Expedicionários, permitindo a integração com bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.
O trecho que parte da Expedicionários até o Aeroporto, de 2,4 km, está com 67% de execução, com obras atualmente em frente ao terminal internacional Pinto Martins, no sentido Montese.
PIE
Atualmente, conforme portal da Seinfra de acompanhamento do PIE, há R$ 205,216 milhões de investimentos previstos no programa
VLT
Com capacidade de 360 passageiros por VLT, as duas novas estações estarão diretamente ligadas a sete bairros de Fortaleza, além de englobar indiretamente outros 37 bairros da cidade e outros municípios