O clichê de que em clássico não existe favoritismo nunca foi tão real. Ceará e Fortaleza chegam ao Castelão hoje à noite em condição de igualdade que dificulta até palpite gratuito em roda de amigos.
Não é apenas porque ambos vêm de derrota, estão colados na classificação ou têm praticamente a mesma campanha. O nivelamento de ambos envolve elencos, estilos de jogo, resultados expressivos e filosofia das diretorias.
A pressão que muitas vezes pesa nos ombros dos técnicos em Clássicos-Rei não é real hoje. Enderson Moreira e Rogério Ceni tiveram semana tranquila para trabalhar e chegam ao duelo aparentemente longe da corda bamba — o que deve evitar posturas covardes das duas equipes.
Além disso, os dois treinadores possuem seus principais jogadores em condições de atuar. Portanto, em tese, dispõem de força máxima para lançar a campo. Combinando isso ao estilo de jogo que Vovô e Leão possuem hoje — os dois gostam de propor jogo, de ter a posse de bola, de tomar as rédeas da partida —, a expectativa é de clássico parelho.
Do atual elenco do Ceará, só Leandro Carvalho e Mateus Gonçalves, entre os atacantes, balançaram as redes. Os três centroavantes do time ainda estão em branco. Em compensação, a defesa do Vovô demonstra solidez. São apenas 11 gols sofridos, frente a 18 do Leão. Com uma dupla de zaga afinada e um cão de guarda na proteção — Fabinho é o terceiro jogador que mais desarma na Série A — penetrar a grande área do Vovô é tarefa difícil.
Torcedores dos dois lados têm resultados para recorrer e tentar ver favoritismo onde não existe. Os tricolores, por exemplo, podem lembrar dos quatro Clássicos-Rei já disputados em 2019, em que o Leão não perdeu nenhum. Já os alvinegros podem recordar a vitória recente contra o Palmeiras-SP, até então o único invicto do campeonato.
Internamente, entretanto, as equipes não fazem a menor questão de serem vistas como favoritas. Nos discursos pré-jogo, tanto Rogério Ceni quanto Enderson Moreira pregaram cautela, mas também desejo por um triunfo.
"Fortaleza e Ceará pode ser em qualquer competição, até na (Taça) Fares Lopes, quem já jogou um sabe, é sempre um jogo bem concorrido, bem disputado, como foram todos os clássicos esse ano", diz o comandante tricolor. "A mobilização é diferente, há uma vontade enorme de vencer esse confronto, é um jogo especial. A preparação é parecida mas o envolvimento é maior", garante o treinador alvinegro.
Ficha técnica
Ceará
4-2-3-1
Diogo Silva; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Valdo e João Lucas; Fabinho e Ricardinho; Matheus Gonçalves, Thiago Galhardo e Lima (Leandro Carvalho); Felippe Cardoso. Téc: Enderson Moreira
Fortaleza
4-2-4
Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Felipe e Juninho; Romarinho (Edinho), André Luis, Wellington Paulista e Osvaldo. Téc: Rogério Ceni.
Data: 3/8/2019
Horário: 19 horas
Local: Castelão - Fortaleza (CE)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Henrique Neu e Éder Alexandre (SC)
VAR: Grazianni Maciel (RJ)
Transmissão: Premiere e Rádio O POVO CBN