Logo O POVO+
Leão e Vovô vão para Clássico-Rei em pé de igualdade, em vários pontos
Esportes

Leão e Vovô vão para Clássico-Rei em pé de igualdade, em vários pontos

Campanhas quase idênticas, elencos completos, estilos de jogo ousados e clima favorável eliminam favoritismo no quinto dérbi do ano
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

O clichê de que em clássico não existe favoritismo nunca foi tão real. Ceará e Fortaleza chegam ao Castelão hoje à noite em condição de igualdade que dificulta até palpite gratuito em roda de amigos.

Não é apenas porque ambos vêm de derrota, estão colados na classificação ou têm praticamente a mesma campanha. O nivelamento de ambos envolve elencos, estilos de jogo, resultados expressivos e filosofia das diretorias.

A pressão que muitas vezes pesa nos ombros dos técnicos em Clássicos-Rei não é real hoje. Enderson Moreira e Rogério Ceni tiveram semana tranquila para trabalhar e chegam ao duelo aparentemente longe da corda bamba — o que deve evitar posturas covardes das duas equipes.

Além disso, os dois treinadores possuem seus principais jogadores em condições de atuar. Portanto, em tese, dispõem de força máxima para lançar a campo. Combinando isso ao estilo de jogo que Vovô e Leão possuem hoje — os dois gostam de propor jogo, de ter a posse de bola, de tomar as rédeas da partida —, a expectativa é de clássico parelho.

Na divisão de pontos fortes e fracos, as equipes também se equivalem. Apesar de ambos terem marcado 13 gols na Série A, os homens de frente do Fortaleza têm se dado melhor. Os quatro atacantes que Ceni deve lançar na linha ofensiva neste sábado já marcaram pelo menos um gol na competição. Deles, o centroavante Wellington Paulista se destaca, com três, sendo o artilheiro.

Do atual elenco do Ceará, só Leandro Carvalho e Mateus Gonçalves, entre os atacantes, balançaram as redes. Os três centroavantes do time ainda estão em branco. Em compensação, a defesa do Vovô demonstra solidez. São apenas 11 gols sofridos, frente a 18 do Leão. Com uma dupla de zaga afinada e um cão de guarda na proteção — Fabinho é o terceiro jogador que mais desarma na Série A — penetrar a grande área do Vovô é tarefa difícil.

Torcedores dos dois lados têm resultados para recorrer e tentar ver favoritismo onde não existe. Os tricolores, por exemplo, podem lembrar dos quatro Clássicos-Rei já disputados em 2019, em que o Leão não perdeu nenhum. Já os alvinegros podem recordar a vitória recente contra o Palmeiras-SP, até então o único invicto do campeonato.

Internamente, entretanto, as equipes não fazem a menor questão de serem vistas como favoritas. Nos discursos pré-jogo, tanto Rogério Ceni quanto Enderson Moreira pregaram cautela, mas também desejo por um triunfo.

"Fortaleza e Ceará pode ser em qualquer competição, até na (Taça) Fares Lopes, quem já jogou um sabe, é sempre um jogo bem concorrido, bem disputado, como foram todos os clássicos esse ano", diz o comandante tricolor. "A mobilização é diferente, há uma vontade enorme de vencer esse confronto, é um jogo especial. A preparação é parecida mas o envolvimento é maior", garante o treinador alvinegro.

Ficha técnica

Ceará

4-2-3-1

Diogo Silva; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Valdo e João Lucas; Fabinho e Ricardinho; Matheus Gonçalves, Thiago Galhardo e Lima (Leandro Carvalho); Felippe Cardoso. Téc: Enderson Moreira

Fortaleza

4-2-4

Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Felipe e Juninho; Romarinho (Edinho), André Luis, Wellington Paulista e Osvaldo. Téc: Rogério Ceni.

Data: 3/8/2019

Horário: 19 horas

Local: Castelão - Fortaleza (CE)

Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)

Assistentes: Henrique Neu e Éder Alexandre (SC)

VAR: Grazianni Maciel (RJ)

Transmissão: Premiere e Rádio O POVO CBN

Listen to "FutCast" on Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?