Logo O POVO+
Rivalidade do Clássico-Rei chega até aos mosaicos
Esportes

Rivalidade do Clássico-Rei chega até aos mosaicos

Torcidas do Ceará e do Fortaleza prometem duelo criativo no Clássico-Rei deste sábado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mosaico de comemoração dos 105 anos do Ceará, em jogo contra o Santos (Foto: Reprodução / Facebook)
Foto: Reprodução / Facebook Mosaico de comemoração dos 105 anos do Ceará, em jogo contra o Santos

Em dia de Clássico-Rei, além do espetáculo futebolístico dentro de campo, as arquibancadas fazem festa à parte. A torcida do Alvinegro de Porangabuçu fará uma homenagem aos 30 anos da morte do Rei do Baião, o cantor pernambucano Luiz Gonzaga, no maior embate entre os clubes em 100 anos de história, hoje, no Castelão.

A homenagem é fruto dos projetos "Vai rolar a festa" e "Arquibancada Viva", capitaneados por torcedores do Ceará, que organizam ações nas arquibancadas. Entre as intervenções planejadas para o jogo, está o tributo a Gonzagão. O financiamento da festa ocorreu por meio de doações e venda de rifas.

"Será o mosaico mais difícil montado na arena até hoje", afirma Ripardo Filho, um dos organizadores alvinegros.

Quando os torcedores entrarem no Castelão, vão perceber marcações e objetos nas arquibancadas. "Não movam os objetos de local e, caso vejam alguém fazendo, impeçam-o de fazer", diz a orientação nas redes sociais da equipe organizadora da homenagem.

Mosaico de comemoração dos 105 anos do Ceará, em jogo contra o Santos
Mosaico de comemoração dos 105 anos do Ceará, em jogo contra o Santos

 

O tributo ao Rei do Baião será mais um capítulo das festas organizadas pelas torcidas de Ceará e Fortaleza. Se dentro de campo, a batalha é acirrada, nas arquibancadas o clima também não é diferente. A luta é por quem promove o espetáculo mais bonito. A rivalidade aumentou nos últimos anos com a realização de mosaicos gigantes, em três dimensões (3D) e artefatos de pirotecnia.

Enquanto o "Vai Rolar a Festa" organiza as ações em favor do Ceará, a "Equipe Mosaico" comanda as intervenções do lado tricolor. Como da última vez, dois desenhos serão levantados, sendo um com imagem 3D e outro com LED (utilizando os celulares). Fumaça com as cores do clube e fogos de artifícios também serão utilizados, mas a organização faz mistérios sobre os temas.

O lado tricolor é mais experiente, tendo iniciado esta nova maneira de torcer em 2012, no estádio Presidente Vargas, contra o Náutico-PE, na Copa do Brasil. Desde então foram mais de 30 jogos em que a torcida buscou inovar nas arquibancadas.

O projeto do Ceará foi iniciado mais recentemente, em novembro, na última partida do Brasileirão do ano passado, na Arena Castelão, contra o Vasco-RJ.

 

Ripardo Filho explica que o uso dessas ferramentas torna a disputa nas arquibancadas mais sadia, além de trazer visibilidade para os clubes cearenses no Brasil.

Para Paulinho Lima, organizador dos desenhos nas arquibancadas do Fortaleza, as intervenções se enquadram como a nova formar de torcer nos estádios de futebol. "A gente se sente em uma disputa como se fossem os clubes em campo."

Tanto a organização do Ceará, como a do Fortaleza, declaram inspiração em mosaicos de clubes de fora do Brasil, como o Borussia Dortmund, da Alemanha, e o Raja Casablanca, do Marrocos. Apesar disso, grande parte das ideias partem da criatividade dos organizadores.

Os mosaicos devem ter aprovação prévia do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que estabelecem limites na montagem deles. Quando as torcidas utilizam o elemento 3D, elas contratam um engenheiro responsável para a montagem, que possui suporte de equipe técnica.

Listen to "FutCast" on Spreaker.

 

Ceará e Fortaleza

16ª rodada:

24/8, 16 horas - Ceará x Flamengo

25/8, 16 horas - Santos x Fortaleza

17ª rodada:

31/8, 19 horas - Athletico-PR x Ceará

1º/9, 16 horas - Fortaleza x Goiás

18ª rodada:

7/9, 11 horas - Corinthians x Ceará

7/9, 17 horas - Fortaleza x Fluminense

19ª rodada:

14/9, 21 horas - Ceará x Botafogo

15/9, 16 horas - Bahia x Fortaleza

20ª rodada:

22/9, 16 horas - Fortaleza x Palmeiras

22/9, 16 horas - CSA x Ceará

 

O que você achou desse conteúdo?