Logo O POVO+
Ceará perde para o Grêmio fora de casa e entra pela primeira vez na zona de rebaixamento
Esportes

Ceará perde para o Grêmio fora de casa e entra pela primeira vez na zona de rebaixamento

Vovô é derrotado por 2 a 1 para o Grêmio e vê CSA ultrapassá-lo na tabela. Alvinegro desce para 17º e entra na faixa da degola
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Diante de um rival duro, semifinalista da Libertadores, Ceará adotou postura defensiva (Foto: LUCA ERBES / AE)
Foto: LUCA ERBES / AE Diante de um rival duro, semifinalista da Libertadores, Ceará adotou postura defensiva

Décima partida consecutiva sem vencer. A derrota para o Grêmio-RS por 2 a 1 no Centenário, em Caxias do Sul, aumentou a sequência negativa do Ceará. E pior, empurrou o time para a zona de rebaixamento da Série A pela primeira vez neste ano.

Apesar da derrota, a ida do Vovô para o Z-4 só se concretizou por causa da vitória do CSA-AL. Em plena reação no Campeonato, o Azulão venceu o Internacional-RS em casa e foi a 25 pontos, dois a mais do que o Alvinegro.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

Diante dos gaúchos, o Alvinegro mostrou pouco recurso ofensivo, apostou no sistema defensivo durante os 90 minutos — mesmo quando já estava atrás no placar —, e não teve ousadia nem para buscar o empate. O técnico Adílson Batista mexeu na escalação para o duelo contra o Imortal com esquema com três homens de marcação no meio de campo: Pedro Ken, William Oliveira e Fabinho.

O Grêmio construiu o placar já no primeiro tempo. Dominando a posse de bola, com mais de 70%, os comandados de Renato Gaúcho movimentaram por duas vezes o marcador, além de terem um gol anulado — corretamente, diga-se. O zagueiro Pedro Geromel, que voltou a atuar após um mês se recuperando de lesão, e o volante Maicon, de pênalti, marcaram para os donos da casa na reta final da etapa inicial.

O Vovô, que pouco chegava ao ataque, diminuiu com Fabinho quase nos acréscimos. O clube do Porangabuçu também teve um gol anulado corretamente.

Para o segundo tempo, a expectativa era que Adílson abrisse mão da postura defensiva para liberar o time em busca de empate. Entretanto, as alterações surpreenderam negativamente ao não mudarem o panorama da partida. O Ceará voltou dos vestiários com Juninho Quixadá e Ricardinho nas vagas de Mateus Gonçalves e Felippe Cardoso — os únicos atacantes de ofício do Alvinegro em campo.

Na metade do segundo tempo, Adílson Batista usou sua última substituição para colocar Auremir, volante de força e marcação, desconsiderando opções de ataque como Bergson e William Popp. Sem recurso e peças ofensivas, o Vovô seguiu buscando os contra-ataques, sem sucesso. No sistema adotado, o meia-atacante Thiago Galhardo, artilheiro da equipe com nove gols no Brasileirão, ficou isolado e pouco produziu.

No fim de jogo, o Ceará teve um único suspiro. A chance do empate veio após jogada de Juninho Quixadá que terminou com finalização de Ricardinho pra fora, aos 44 minutos do segundo tempo.

Futcast discute volta de Rogério Ceni ao Fortaleza e chegada de Adílson Batista ao Ceará

Listen to "#73 - O retorno de Ceni e a chegada de Adilson Batista" on Spreaker.

Na Prancheta fala sobre a busca de pontos fora de casa de Ceará e Fortaleza

 

Derrotas

Com o revés diante do Grêmio, o Ceará chegou a 13 derrotas na Série A. Apenas a Chapecoense possui mais do que o Vovô neste quesito, com 15

Ficha técnica

Grêmio 2x1 Ceará

Grêmio: 4-2-3-1: Paulo Victor; Léo Moura (R. Galhardo), P. Geromel, D. Braz e B. Cortês; Michel e Maicon; Alisson, Luan (Thaciano) e Pepê; Tardelli (André). Téc: R. Portaluppi

Ceará: 4-4-2: D. Silva; S. Xavier, T. Alves, Valdo e J. Lucas; W. Oliveira, Fabinho, P. Ken (Auremir) e M. Gonçalves (Ricardinho); F. Cardoso (J. Quixadá) e T. Galhardo. Téc: Adilson Batista

Gols: 35MIN/1T - Geromel; 42MIN/1T - Maicon; 44MIN/1T - Fabinho

Data: 9/10/2019

Hora: 21 horas

Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul/RS

Árbitra: Edina Alves Batista/SP

Assistentes: Marcelo Carvalho/SP e Alberto Andrini Nogueira/SP

Cartões amarelos: W. Oliveira, P. Ken e Valdo

O que você achou desse conteúdo?