Logo O POVO+
Os caminhos de Ceará e Fortaleza para garantirem mais um ano na Série A
Esportes

Os caminhos de Ceará e Fortaleza para garantirem mais um ano na Série A

Alvinegro e Tricolor dependem apenas de si para permanecerem na elite; missão do Vovô é mais complicada, pois precisa de desempenho melhor
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rogério Ceni e Adílson Batista, técnicos de Fortaleza e Ceará. (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Rogério Ceni e Adílson Batista, técnicos de Fortaleza e Ceará.

A cinco rodadas do fim da Série A do Brasileiro, o número mágico para permanência permanece 43 pontos. Essa conta ainda pode subir, mas com os resultados da 33ª rodada, que terminou ontem, segue em atual.

Isso significa que o Fortaleza precisa de mais um pontinho para fincar bandeira na elite por mais um ano, enquanto o Ceará ainda corre atrás de sete, a peso de hoje.

Restam cinco jogos para cada, ou seja, 15 pontos a disputar para ambos e, em termos percentuais, o Leão precisa conquistar 7% do todo. A missão do Vovô é bem mais árdua, precisando de um aproveitamento de 47%.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

Além da margem apertada, a tabela não é generosa com o Ceará. O Alvinegro tem apenas um confronto direto nos últimos cinco jogos e ainda por cima fora de casa. O restante dos adversários briga na parte de cima da tabela.

Com aproveitamento de cerca de 60% como mandante, o Vovô pode se agarrar do fato de jogar em casa ainda três vezes (contra São Paulo, Athletico-PR e Corinthians-SP). Fora da zona de rebaixamento, o Ceará tem o privilégio de depender apenas de si para ficar o terceiro ano consecutivo na Série A, algo inédito para o futebol cearense.

A missão do Fortaleza parece bem simples, mas pode mudar caso demore muito a pontuar novamente e os times abaixo comecem a vencer. Pode-se dizer que o Tricolor lidera o campeonato que disputa (de luta contra o rebaixamento), mas a comissão técnica ainda não coloca outras prioridades no planejamento enquanto a permanência matemática não acontecer.

"Temos ainda mais três semanas para trabalhar (...) o trabalho só será entregue dia 8 de dezembro, com o numero máximo de pontos possíveis, pois 42 pontos não são suficientes para não cair; ou seja, Fortaleza hoje não está fora de risco de rebaixamento, tem jogos contra Inter e Santos que são dificílimos, estamos ainda relativamente longe do objetivo final", disse o técnico Rogério Ceni, em coletiva após a vitória sobre o CSA, na rodada passada.

A vantagem do Fortaleza sobre os demais concorrentes foi ter conquistado 100% dos pontos disputados contra três times do Z-4 (Avaí, Chapecoense e CSA). Daqui pra frente, porém, o Leão terá apenas dois confronto diretos (contra Fluminense-RJ e Goiás), sendo ambos fora de casa. No Castelão, o Tricolor faz apenas mais duas apresentações.

Com meta de permanência estabelecida desde o começo da Série A de 2019, Ceará e Fortaleza podem dizer que fazem competição dentro do esperado — o primeiro ficou no Z-4 somente uma vez e o outro, duas —, mas na reta final do certame, momento em que o técnico Adílson Batista qualifica como o mais difícil, o Vovô está muito em cima do limite.

Futcast fala da reta final do Ceará e Fortaleza na Série A

Listen to "#78 - Últimos rivais de Ceará e Fortaleza para a permanência na Série A" on Spreaker.

 

Na Prancheta discute o Clássico-Rei do segundo turno do Brasileirão

 

 

 

Ceará e Fortaleza

34ª rodada:

Internacional x Fortaleza

Ceará x São Paulo

35ª rodada:

Flamengo x Ceará

Fortaleza x Santos

36ª rodada:

Ceará x Athletico-PR

Goiás x Fortaleza

37ª rodada:

Ceará x Corinthians

Fluminense x Fortaleza

38ª rodada:

Fortaleza x Bahia

Botafogo x Ceará

> Fortaleza precisa de mais 1 ponto;

Ceará precisa de mais 7 pontos

 

O que você achou desse conteúdo?