Logo O POVO+
Alinhado no discurso, elenco do Fortaleza prega foco em Estadual e Nordestão
Esportes

Alinhado no discurso, elenco do Fortaleza prega foco em Estadual e Nordestão

Tricolor evita antecipar peso ao confronto diante do Independiente e afasta clima de jogo histórico e ansiedade da torcida
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lateral direito do Fortaleza, Tinga mira vaga na Sul-Americana ou na Libertadores (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Lateral direito do Fortaleza, Tinga mira vaga na Sul-Americana ou na Libertadores

O elenco do Fortaleza está "blindado" do peso do duelo contra o Independiente-ARG, na Copa Sul-Americana. A ansiedade da torcida e o clima de jogo histórico — primeira vez do clube em uma competição internacional —, não parecem afetar a concentração dos jogadores. O discurso dos atletas parece ensaiado e evita dar peso ao confronto.

Na tarde de ontem, os laterais Tinga e Bruno Melo deram entrevista coletiva no Pici, antes do jogo-treino contra os reservas do Caucaia — vitória do Leão por 7 a 0. Questionados se já começaram a estudar o Independiente, a dupla explicou que o foco do Tricolor neste início de trabalho são as pelejas na Copa do Nordeste e no Estadual. Antes de ir a Buenos Aires para encarar o Diabo de Avellaneda, os cearenses entram em campo cinco vezes pelas competições regional e local.

Já o Independiente voltou a jogar no Campeonato Argentino no domingo, após pausa de mais de um mês. A equipe foi derrotada por 2 a 1 pelo River Plate, jogando em casa, no estádio Libertadores de América. O Rojo ainda disputa quatro partidas no certame nacional.

"Alguns (jogadores do Fortaleza) estavam assistindo. Mas eu não assisti. Há mais expectativa de fora, da torcida, do clube. Mas estamos mais focados no começo do Nordestão, depois tem Estadual. Falta um tempinho para começar a Sul-Americana", afirmou Tinga.

O lateral acrescentou ainda que focar agora no Independiente pode atrapalhar o time nos primeiros desafios. "Se a gente começar a pensar logo em Sul-Americana e perdermos nos dois campeonatos, será uma pressão tremenda pra gente. Queremos focar primeiro no Estadual e Copa do Nordeste para depois pensar em Sul-Americana", comentou.

O Fortaleza estreia na temporada no sábado contra o Vitória-BA, em Salvador, pela Copa do Nordeste. "Tem que pensar jogo a jogo. Tem partida na Copa do Nordeste, que é muito importante. E quando tiver na semana do jogo do Independiente, aí sim vamos pensar", disse o lateral-esquerdo Bruno Melo.

Outros atletas que deram entrevista coletiva na pré-temporada também usaram o mesmo discurso. Um dos principais jogadores do elenco, o atacante Romarinho ressaltou a dificuldade para o duelo na Argentina, mas que o time de Avellaneda ainda não é a prioridade.

"Dos clubes brasileiros, acho que a gente pegou o rival mais difícil, o famoso campeão das Copas. Mas vamos encarar como uma final e procurar trabalhar forte para passar de fase", comentou o atleta. "Ainda temos jogos antes. A gente tem que pensar primeiro nesses jogos", salientou.

O goleiro Felipe Alves, campeão da Sul-Americana 2018 pelo Athletico-PR, destaca o aspecto emocional como fator importante para disputar a competição. Para o arqueiro, o time não pode se atrapalhar com a expectativa criada. "Se a gente encarar como um jogo de futebol, 11 contra 11, a nossa chance aumenta bastante. É um campeonato muito mais mental do que jogado."

 

O que você achou desse conteúdo?