Logo O POVO+
Ceará empata com o Palmeiras e se despede da Copa do Brasil 2020
Esportes

Ceará empata com o Palmeiras e se despede da Copa do Brasil 2020

Com o empate em 2 a 2, Alvinegro é eliminado pelo Alviverde no Castelão. No agregado com a partida de ida, time paulista superou o Vovô por 5 a 2
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ceará mostrou força no segundo tempo, mas vantagem do primeiro jogo deu vaga ao Palmeiras
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Ceará mostrou força no segundo tempo, mas vantagem do primeiro jogo deu vaga ao Palmeiras

De cabeça erguida pela campanha, o Ceará se despediu ontem da Copa do Brasil. Com a eliminação, o sonho de voltar a disputar a final da competição após 26 anos ficou pelo caminho. O Palmeiras-SP foi o algoz do Vovô, que eliminou cinco adversários e acumulou mais de R$ 11 milhões em premiação até encarar o embalado rival paulista nas quartas de final.

+ Ceará renova contrato do volante William Oliveira até fevereiro de 2021

No Castelão, o Alvinegro empatou com o Alviverde em 2 a 2, numa partida em que cada equipe dominou um tempo. Superior na primeira etapa, o Palmeiras abriu 2 a 0 no placar com dois gols de Raphael Veiga. Sem desistir do confronto, o Vovô igualou nos 45 minutos finais com Vina e Tiago Pagnussat. O time até podia ter virado após pênalti em Vina, mas após consultar o VAR, o árbitro cancelou a marcação por julgar que o meia-atacante se atirou na área.

A missão para avançar às semifinais do torneio já era considerada dificílima. Os jogadores se municiaram de confiança e ressaltaram nas coletivas de imprensa que acreditavam na classificação. Depois de perder o jogo da ida por 3 a 0, em São Paulo, os comandados de Guto Ferreira precisavam superar os paulistas por três gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis — para avançar no tempo regulamentar a margem precisava ser de pelo menos quatro tentos.

Devido à desvantagem do primeiro jogo, o treinador da equipe de Porangabuçu escalou equipe mais ofensiva, recuando Fernando Sobral para a volância e escalando dois extremos para explorar a velocidade. "Gordiola" contou ainda com o retorno de Vina, desfalque na partida em São Paulo por causa da Covid-19, e a estreia de Felipe Vizeu como titular no ataque.

+ Ceará divulga três novos casos de Covid-19 no elenco

A postura inicial dos mandantes foi de ofensividade. A equipe cearense marcou em cima e tentou encurralar o Palmeiras. Já o Verdão adotava a estratégia dos contra-ataques e fechava os espaços no campo defensivo.

Apesar do ímpeto ofensivo, o Vovô não conseguiu agredir o compacto sistema defensivo do Alviverde. Em 45 minutos do primeiro tempo, o time da casa, que precisava balançar as redes com urgência, foi nulo nos lances de perigo.

O Palmeiras controlou a partida com tranquilidade na etapa inicial. No contra-ataque, Raphael Veiga invadiu a área e foi derrubado por Charles. Ele mesmo bateu e converteu, deixando a situação do Alviverde ainda mais confortável.

Antes do fim do primeiro tempo, Veiga ampliou com gol "de letra".

Com 5 a 0 no agregado, o Ceará só tinha uma opção no segundo tempo: atacar. Mais organizado, o Vovô voltou com agressividade e passou a encontrar espaços na desfalcada defesa palmeirense. Aos 11 minutos, em bela jogada trabalhada, Vina diminuiu.

O Ceará chegou ao segundo com Tiago Pagnussat, que aproveitou o escanteio cobrado na área e cabeceou com força para empatar.

A chance da virada viria em pênalti para o Ceará — até o VAR interceder. A reversão da arbitragem gerou bastante reclamação por parte dos jogadores alvinegros. No banco de reservas após ter sido substituído, Leandro Carvalho foi expulso e chamou o juiz de "safado".O Vovô seguiu tentando até o fim, mas o empate persistiu. Com a eliminação, time de Guto Ferreira focará agora somente na Série A e enfrentará o líder Atlético-MG no domingo, no Castelão.

Ceará 2x2 Palmeiras

Ceará
4-2-3-1: Prass; Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio (Eduardo Brock) e Bruno Pacheco; Fernando Sobral (Wescley) e Charles (Fabinho); Leandro Carvalho (Léo Chú), Vina (Mateus Gonçalves) e Lima; Felipe Vizeu. Téc: Guto Ferreira

Palmeiras
4-2-3-1: Weverton; Marcos Rocha, Renan, Emerson Santos e Mayke; Patrick de Paula e Zé Rafael (Ramires); Willian (Luiz Adriano), Veiga (Lucas Esteves) e Lucas Lima (Gustavo Gómez); Anibal (Marcelinho). Téc: Vitor Castanheira

Data: 18/11/2020
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior-PR
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos-PR e Rafael Trombeta-PR
VAR: Adriano Milczvski-PR
Gols: 27MIN/1T - Raphael Veiga; 49MIN/1T - Raphael Veiga; 11MIN/2T - Vina; 16MIN/2T - Tiago Pagnussat
Cartões amarelos: Charles, Fernando Sobral, Luiz Otávio, Felipe Baxola, Guto Ferreira e Alexandre Faganello (CEA); Ramires, Weverton e Patrick de Paula (PAL)
Cartão vermelho: Leandro Carvalho (CEA)
Público e renda: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

O que você achou desse conteúdo?