Logo O POVO+
Ceará arranca e tem a terceira melhor campanha nas últimas dez rodadas da Série A
Esportes

Ceará arranca e tem a terceira melhor campanha nas últimas dez rodadas da Série A

Vovô conquistou 19 pontos de 30 em disputa nos últimos dez jogos. O desempenho do Alvinegro fica atrás apenas dos de Internacional e Corinthians
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cléber ressaltou possibilidade de o time
Foto: Aurelio Alves Cléber ressaltou possibilidade de o time "fazer história" para o Ceará

A arrancada já dura dois meses. Se mantiver o mesmo fôlego atual, o Ceará deve cruzar a linha de chegada da Série A com o passaporte da pré-Libertadores carimbado. Do fim de novembro pra cá, o Vovô conquistou 19 pontos de 30 em disputa e entrou na briga por vaga na principal competição continental.

No recorte dos últimos dez jogos, o time comandado por Guto Ferreira tem o terceiro melhor desempenho do Brasileirão, com 63,3% de aproveitamento e 19 gols marcados. Fica atrás apenas do líder Internacional (com incríveis 26 pontos, que deram folga na liderança e favoritismo ao título) e o Corinthians-SP, com 20, em franca recuperação na Série A.

O Vovô segue crescendo na competição. Após duas vitórias consecutivas, tem a chance de superar o Timão na próxima rodada — a depender ainda do jogo atrasado da 30ª rodada, hoje, contra o Bahia, em que jogará com uma série de desfalques após testes positivos para Covid-19. Os paulistas são considerados adversário direto dos cearenses na busca pela pré-Libertadores. Nas últimas rodadas, a equipe comandada Vágner Mancini apresentou oscilação com duas duras derrotas, para Palmeiras-SP, por 4 a 0, e RB Bragantino, por 2 a 0, nos últimos três jogos.

A virada de chave no desempenho do Ceará, que oscilou durante a maior parte do campeonato, aconteceu na 24ª rodada, quando goleou o Vasco por 4 a 1, em São Januário, no Rio de Janeiro. O Vovô, então, se estabeleceu como "visitante ingrato" e está invicto jogando fora desde então.

De lá pra cá, engatou mais três vitórias sem o mando de campo, incluindo no Clássico-Rei e sobre o Flamengo-RJ, e empatou com o Santos-SP, finalista da Libertadores, na Vila Belmiro. O ponto negativo na arrancada foi o desempenho dentro de casa. Os cearenses foram derrotados por Atlético-GO, Internacional e RB Bragantino.

Entretanto, a equipe do Porangabuçu conseguiu frear os resultados negativos e voltou a vencer na última rodada, se recuperando como mandante. Vina e Lima garantiram a vitória do Ceará diante do Palmeiras, por 2 a 1, no Castelão. 

O triunfo, que assegurou os 45 pontos da permanência, deu banho de confiança para a sequência final do Vovô na Série A. Depois de bater o Verdão, atletas e dirigentes comemoram bastante no vestiário. As imagens foram divulgadas pelo clube nas redes sociais, mostrando o clima positivo nos bastidores do Alvinegro.

Centroavante titular do Alvinegro, Cléber explicou que o grupo está concentrado e mirando os jogos restantes como finais de campeonato.

"A gente teve crescimento muito grande durante a competição. Chegamos aos 45 pontos faltando bastantes jogos. Está todo mundo contente, mas não quer parar por aqui, quer marcar o nome na história do clube. Pra isso, temos que nos dedicar ao máximo. Nesses seis jogos, encarar como seis finais para surpreender lá na frente", afirmou em entrevista coletiva realizada ontem.

O discurso de "fazer história" está inserido no ambiente interno do Porangabuçu, a começar pelo presidente do clube, Robinson de Castro. A cada entrevista o mantra é repetido, seja jogador, dirigente ou treinador. A possibilidade de pré-Libertadores é real. O grupo alvinegro segue faminto pelo algo a mais. A próxima final é contra o Athletico-PR, no domingo.

A sequência final do Ceará no Campeonato Brasileiro

31/1 - Athletico-PR - casa
3/2 - Corinthians-SP - fora
10/2 - São Paulo - fora
17/2 - Fluminense-RJ - casa
21/2 - Coritiba-PR - fora
24/2 - Botafogo-RJ - casa

O que você achou desse conteúdo?