Logo O POVO+
Entre lesões e suspensões, Fortaleza tem rotatividade na zaga no Brasileirão
Esportes

Entre lesões e suspensões, Fortaleza tem rotatividade na zaga no Brasileirão

Com oito duplas de defensores utilizadas ao longo da competição, Leão perde Paulão, suspenso, e pode promover retorno de Quintero contra o Atlético-MG
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Quintero deve ser o capitão do Fortaleza contra o CRB  (Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC)
Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC Quintero deve ser o capitão do Fortaleza contra o CRB

A ausência do capitão Paulão, suspenso, obrigará o Fortaleza a passar novamente por mudanças na dupla de zaga diante do Atlético-MG, no próximo domingo, 31, às 17 horas, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de conviver com trocas na defesa em razão de lesões e punições por cartões, o setor defensivo tricolor é o quinto menos vazado da elite, com 32 gols sofridos.

Em 32 jogos no Campeonato Brasileiro, o Leão teve oito duplas de zagueiros diferentes. A parceria mais assídua em campo foi formada por Paulão e Jackson, em dez partidas. A segunda dupla mais utilizada foi Juan Quintero e Paulão, em sete confrontos. O jogador colombiano, porém, sofreu com lesões no decorrer da temporada e não atua desde o triunfo por 1 a 0 sobre o Internacional-RS, em 19 de setembro.

Recuperado, o camisa 3 é uma das opções do interino Léo Porto para encarar o Galo. Caso seja acionado, Quintero pode repetir a parceria com Jackson, utilizada em dois jogos: as vitórias por 3 a 1 sobre o Goiás e por 3 a 0 sobre o Bragantino-SP. Jackson, aliás, ainda atuou duas vezes ao lado de Roger Carvalho e uma junto ao improvisado Bruno Melo.

+ Fortaleza: Jackson despista sobre parceiro de zaga para encarar o Atlético-MG

+ Juninho e Felipe formam a dupla de volantes com a maior nota da Série A, segundo portal

+ Na luta contra Z-4, Fortaleza soma 40% de aproveitamento diante do G-6 da Série A

Último reforço do Leão do Pici para a defesa na temporada, Wanderson já foi titular em seis oportunidades: três ao lado de Paulão e outras três na companhia de Jackson. O camisa 33 é outra opção para ocupar a vaga do capitão da equipe no Mineirão.

Nos quatro jogos sob o comando de Enderson Moreira — desfalque diante do Atlético-MG devido à Covid-19 —, a zaga teve duas formações: Paulão e Wanderson no empate sem gols com o Grêmio-RS e na derrota para o Internacional-RS e Paulão e Jackson na vitória sobre o Santos-SP e no revés para o Atlético-GO.

"Até agora, não sei nem se eu vou jogar (risos). O Enderson está passando por um momento difícil, com a questão da Covid, e até agora não decidiram o time que vai entrar em campo. Estão tentando achar a melhor formação para domingo. Independente de quem seja, eu, Quintero ou Wanderson, a gente vai entrar preparado para alcançar o objetivo", afirmou Jackson.

Titular absoluto, Paulão disputou 26 partidas do Brasileirão e lidera o ranking entre os zagueiros, seguido por Jackson, que atuou 20 vezes. Quintero fez nove jogos, Wanderson foi acionado sete vezes e Roger Carvalho esteve em campo em seis duelos — o camisa 4 se recupera de edema no quadril. João Paulo, da equipe de aspirantes, figurou no banco de reservas em nove jogos, mas não foi utilizado.

Além das contusões e suspensões ao longo da competição nacional, o Fortaleza também precisou lidar com os casos de Covid-19 entre os defensores: Paulão, Jackson e Quintero foram contaminados. O camisa 25 contraiu o novo coronavírus em novembro de 2020, enquanto a dupla foi vítima do surto no início deste ano.

Duplas de zaga na Série A

Paulão e Jackson - 10 jogos
Juan Quintero e Paulão - 7 jogos
Paulão e Roger Carvalho - 4 jogos
Paulão e Wanderson - 3 jogos
Wanderson e Jackson - 3 jogos
Juan Quintero e Jackson - 2 jogos
Jackson e Roger Carvalho - 2 jogos
Jackson e Bruno Melo - 1 jogo

O que você achou desse conteúdo?