Logo O POVO+
Ceará recebe Fluminense para seguir sonhando com a pré-Libertadores
Esportes

Ceará recebe Fluminense para seguir sonhando com a pré-Libertadores

Praticamente garantido na Copa Sul-Americana, Alvinegro precisa vencer os três jogos remanescentes e "secar" rivais diretos para conseguir entrar no G-8 da Série A
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Eduardo foi expulso devido duas advertências com cartão amarelo por reclamação  (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Eduardo foi expulso devido duas advertências com cartão amarelo por reclamação

A campanha do Ceará no Campeonato Brasileiro 2020, que se encerra no fim de fevereiro de 2021, está próxima de um desfecho. Hoje, pela 36ª e antepenúltima rodada da Série A, o Vovô recebe o Fluminense-RJ, às 18 horas, na Arena Castelão, como última cartada para tentar chegar à fase preliminar da Copa Libertadores da próxima temporada.

O Alvinegro de Porangabuçu abriu a rodada na 12ª colocação, com 46 pontos, quatro pontos atrás do Athletico-PR, atual oitavo colocado. O Tricolor Carioca é o quinto, com 57. Caso empate, o clube cearense tem pelo menos a vaga na Copa Sul-Americana garantida; se vencer, pode seguir com chances remotas de "promoção" para a principal competição continental.

Mesmo se perder todos os jogos remanescentes, dificilmente o Ceará cai para uma posição abaixo da 14ª. Isso porque a vantagem para Sport e Fortaleza já é de cinco pontos e os times, que brigam contra o rebaixamento, teriam de vencer todas as partidas para ultrapassar o Alvinegro.  — a última com vaga na Sul-Americana. O cenário oposto vale por vaga na pré-Libertadores. O Athletico-PR tem 50 pontos e, em caso de derrota do Vovô, fica praticamente inatingível. 

O cenário de oito vagas na Libertadores se configura graças à final da Copa do Brasil 2020, que será decidida entre Palmeiras-SP ou Grêmio-RS. Como os times estão entre os que ficariam com vaga no competição via Brasileirão, uma nova vaga pelo nacional se abre, estendendo a faixa da Sul-Americana até a 14ª colocação.

O Alvinegro de Porangabuçu terá "desfalques" até na beira do campo. O treinador Guto Ferreira, que foi advertido no último jogo, contra o São Paulo, e acumulou três cartões amarelos, está suspenso, assim como o seu auxiliar, Alexandre Faganello, expulso diante do Tricolor Paulista. Assim, André Luís, o outro auxiliar-técnico de Guto, comandará a equipe à beira do gramado, com auxílio de Daniel Azambuja.

Dentro de campo, há duas dúvidas para a escalação do Vovô e uma ausência confirmada. O zagueiro Luiz Otávio e o meia-atacante Lima não participaram do treinamento da sexta-feira, 12, e podem ser ausências. Já Samuel Xavier, com fadiga na coxa, será desfalque. 

O zagueiro já foi desfalque contra o São Paulo, sendo poupado pela comissão técnica. Contudo, lesão do atleta foi descartadas pela assessoria de comunicação do time. 

Do lado carioca, o atacante Fred, com lesão na coxa direita, e o zagueiro Matheus Ferraz, com Covid-19, não viajaram a Fortaleza. Além deles, o zagueiro Nino se recupera de lesão e é dúvida para o embate na Arena Castelão.

O Ceará passa por uma fase de baixo rendimento no campeonato. Já são três partidas consecutivas sem vencer, com duas derrotas, para Athletico-PR e Corinthians-SP, e um empate, diante do São Paulo. O Fluminense, por outro lado, vive momento oposto. São seis jogos de invencibilidade, com quatro triunfos e dois empates no período. Mais uma vitória garante o Flu pelo menos na pré-Libertadores em 2021.

No primeiro turno as equipes empataram por 2 a 2 no Maracanã. Luiz Henrique abriu o placar para o Tricolor Carioca, mas Hudson (contra) e Vina viraram para o Vovô. Porém, nos acréscimos do segundo tempo, Danilo Barcelos trouxe novamente a igualdade ao placar.

Ceará x Fluminense

Ceará
4-2-3-1: Richard; Eduardo, Luiz Otávio (Klaus), Tiago Pagnussat e Bruno Pacheco; Fabinho e Fernando Sobral; Léo Chú, Vina e Lima (Rick ou Charles); Cléber. Técnico: André Luís

Fluminense
4-3-3: Marcos Felipe; Calegari, Frazan, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago e Nenê; Luiz Henrique, Lucca e John Kennedy (Felippe Cardoso). Técnico: Marcão

Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Data: 15/2/2021
Horário: 18 horas (de Fortaleza)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Transmissão: Premiere, Rádio O POVO/CBN AM 1010 FM 95.5 e tempo real no opovo.com.br/esportes

O que você achou desse conteúdo?